Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Culinária das Montanhas.

 

Sardinha da Beth Gonzalez

Deliciosas sardinhas feitas à moda da Beth Gonzalez

 

 

Deliciosas sardinhas feitas à moda da Beth Gonzalez. Tipo escabeche.


Ingredientes:

• 01 quilo de sardinha, preferencialmente fresca e não descongelada.
• 01 copo de água
• 01 copo de vinagre branco, de maçã.
• 01 copo de óleo de soja
• 01 colher de sopa bem cheia de sal


Modo de Preparo:

Peça ao peixeiro para tirar as cabeças e a barrigada das sardinhas, deixando-as no formato conhecido como charutinho. Querendo, pode pedir para que limpe as sardinhas deixando-as espalmadas como se costuma dizer.

Chegando em casa dê uma melhor lavada nas sardinhas e reserve.

Numa panela de pressão coloque os ingredientes e misture-os bem.

Vá colocando as sardinhas (charutinhos) ou espalmadas, porém não abertas e sim fechadas, ficando parecidas com as do formato charutinho. Vá formando camadas de sardinhas.

Feche a panela, coloque no fogo e, quando começar a soltar vapor, abaixe o fogo. Se possível, coloque a panela no fogo mais fraco que você tiver em seu fogão à gás. Deixe cozinhando por meia hora. Desligue o fogo, retire a panela do fogão e não abra em hipótese alguma. Coloque-a em local onde não sofra impacto ou venha a ser balançada.

Somente abra a panela no dia seguinte, praticamente 12 horas após. Vá retirando as sardinhas uma a uma, com cuidado, se necessário com auxílio de espátula, colocando-as em vasilha própria, por exemplo, um “tupperwear”. Ao final coloque o molho que ficou na panela. Conserve em geladeira. É provável que, na geladeira, se não consumida em bem menor espaço de tempo, bem fechada, dure até mais que trinta dias.

Use as sardinhas para fazer sanduíches, saladas, tortas etc. Fica maravilhosa. Semelhante às sardinhas enlatadas, porém muito melhor e muito saborosas.

Não fique preocupado (a) eu também me assustei com o tempo de cozimento. Quando me passaram a receita, recomendaram 45 minutos de cozimento. Com a preocupação resolvi reduzir um pouco o tempo. Achei que iria perder as sardinhas que, no dia seguinte, quando abrisse a panela, iria encontrar somente uma pasta de sardinha. Enganei-me redondamente.

VALE À PENA. FAÇA SEM SUSTO. VAI GOSTAR MUITO.

 

Voltar

 

 

 

 

- Campos do Jordão Cultura -