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Oscar Ribeiro de Godoy

 

O TRENZINHO DA GUARDA

O Trenzinho da Guarda.

Na minha mocidade, juntamente com meus tios Baltazar, Amador e Pedro, além de meu irmão Eulálio, construímos na Guarda um trenzinho de brinquedo que merece ser descrito para auxiliar no conhecimento de épocas bem diferentes.

 

Éramos todos nós crianças e, para passar o tempo nas férias, precisávamos inventar coisas como jogos e brinquedos. Resolvemos construir um trenzinho, sendo cada um de nós responsável por uma estação. A estradinha partia das margens do rio Sapucaí e subia pelo lado esquerdo do rio Galharada até o fim do pastinho, bem acima da atual serraria.

 

Trabalhávamos com colher de pedreiro para fazer os cortes e com enxadinhas para preparar o leito da ferrovia.

 

Os carros do trenzinho eram feitos com latas de marmelada, que tinham o formato de uma miniatura de gôndola, e os vagões de passageiros eram feitos com latas de biscoito “Duchen”, que tinham uma tampa e davam a impressão de um vagão de passageiros depois de convenientemente preparadas, segundo os nossos pensamentos e desejos. Nelas, pregávamos eixos e rodas de madeira com engates de arame.

 

A estrada imitava bem uma ferrovia, pois havia cortes e aterros, tudo feito com capricho e em miniatura. O leito tinha mais ou menos de 15 a 20 cm de largura, e os cortes chegavam até 50 cm de altura.

 

Cada um de nós tinha a sua estação e disputávamos a prioridade nas construções de anexos e na organização da cidade correspondente.

 

Para a construção das casas, lascávamos tábuas de pinho, aproveitando sobras da carpintaria, como se fossem pequenas tabuinhas. Depois, com macete, as enterrávamos no chão para formar as paredes e cercados.

 

As coberturas eram feitas com latas de biscoito abertas e alisadas para, em seguida, dar a forma de telhado. É de assinalar que, nessa época, não havia plástico, daí a profusão de latas, que eram as únicas formas de embalagem.

 

Das estações, a mais perfeita era a do tio Baltazar, que no seu livro sobre Campos do Jordão, faz referências a essas brincadeiras. Nela, ele construiu uma verdadeira cidade. Havia lojas com peças de fazendas nas prateleiras e balcão para atender os fregueses. Tudo não tinha mais de 30 cm de altura em perfeitas miniaturas.

 

As outras estações eram umas e outras mais ou menos caprichadas e tudo funcionava com regularidade.

 

O trem partia de uma estação carregando areia, pedra ou paus de lenha, tudo em tamanho que coubesse nas latas de marmelada. Na próxima estação descarregava tudo e recebia novo carregamento destinado às estações vizinhas.

 

Havia desvios para o cruzamento dos trens. Cada “chefe de estação” conduzia o trem até e estação seguinte, aí o outro pegava o barbante e puxava o trem por mais um pouco, e assim por diante.

 

Assim passávamos grande parte do dia nessa brincadeira, conduzindo gravetos, terra e outras bugigangas.

 

Era divertido, e essas brincadeiras tiveram o condão de estabelecer uma amizade perene entre nós todos, somente interrompida pelos inevitáveis destinos da vida.

 

 

 

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