Fonte Luminosa de Capivari


Fonte Luminosa de Capivari - FS54 03

Durante o início da administração municipal do prefeito Miguel Lopes de Pina (01/01/1963 a 31/12/1966) foram construídas duas fontes luminosas, uma no Jardim de Vila Abernéssia, na Praça das Bandeiras, e outra no Jardim de Vila Capivari, na Praça de São Benedito.

A Fonte do Jardim de Vila Abernéssia, quando foi construída, infelizmente, acabou com uma das coisas mais belas do nosso jardim, a nossa saudosa e maravilhosa pérgula das glicínias. Claro, quando a fonte foi inaugurada foi um sucesso, uma grande novidade para uma cidade pacata como Campos do Jordão. Durante alguns anos foi grande atração para Jordanenses e turistas, especialmente nos finais de semana. Posteriormente, depois de ter passado um bom tempo praticamente sem utilização, há alguns anos, foi restaurada e um pouco modificada, especialmente a sua iluminação - mas permanece em funcionamento.

A Fonte da Praça de Vila Capivari, que aparece na foto, apresentando o formato de flor de vitória-régia ou nenúfar, foi utilizada por alguns anos, com o mesmo sucesso da outra de Vila Abernéssia. Também ficou por algum tempo, desativada e, acredito, foi demolida em meados da década de 1980, para dar lugar à concha acústica utilizada para shows diversos e, especialmente, durante algumas apresentações do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo José Guedes.

Veja mais sobre a Pérgula das Glicínias

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -