Teleférico - década 1970


Teleférico - década 1970 - FS55 14

Na década de 1970, a amiga Maura Martins, quando partia para um belo passeio de escalada ao tradicional Morro do Elefante, numa das cadeirinhas do teleférico de Campos do Jordão.

É para registrar sobre a locomotiva elétrica que aparece na foto:

T1 - É a antiga locomotiva elétrica Siemens-Schuckert/Mann que puxava os carros de passageiros e hoje encontra-se estática, tracionando o teleférico do Morro do Elefante, também operado pela Estrada.

A locomotiva elétrica T1 da Estrada de Ferro Campos do Jordão em operação. Essa máquina, originalmente fornecida ao Tramway do Guarujá, foi construída em 1924 pela Siemens-Schuckert/M.A.N. (Maschinenfabrik Augsburg-Nuremberg). Ela tinha potência total de 104 HP, proporcionada por dois motores elétricos com auto-resfriamento, peso de 14.600 kg e capacidade de tracionar um trem de 32 toneladas a 40 km/h. Ela foi transferida para a E.F. Campos de Jordão após o desmantelamento do Tramway Guarujá em 1956.

http://www.gorni.eng.br/Gorni_ElectroBras_2003.pdf

Em Campos do Jordão, por mais de uma década, a partir dos anos 1960, esta locomotiva elétrica T1 puxava carros para transporte de passageiros, os famosos vagões chamados de “classinhas”, no percurso entre as Vilas Capivari, partindo da Estação Emílio Ribas, passando pelas Vilas Jaguaribe, Estação de Vila Abernéssia, até a Parada São Cristóvão, vice-versa.

Em 1972 a máquina T1, a nossa rara locomotiva elétrica, hoje praticamente uma peça importante para decorar dignamente um Museu Ferroviário, infelizmente foi desativada e retirada do tráfego ferroviário, pela administração da ferrovia, sendo imobilizada para acionar os comandos do teleférico que liga a estação Emílio Ribas de Vila Capivari ao alto do Morro do Elefante.

OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Maura Martins.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -