Linda foto de Vila Capivari do ano de 1933, mostrando no primeiro plano a Estação Dr.Emílio Ribas da Estrada de Ferro Campos do Jordão, pouco acima o Posto de medições meteorológicas que prestou importantes serviços nos registros das temperaturas de Campos do Jordão por várias décadas, infelizmente hoje extinto. Pouco acima, já no famoso triângulo das “Bermudas” que forma o centrinho da Vila Capivari, o antigo prédio onde inicialmente esteve estabelecido o Armazém do Sr. Luiz Damas, posteriormente a Casa Pedro Paulo, o Empório São Paulo, a Loja de Decorações Henry Matarasso, posteriormente Malú Decorações, situado no mesmo local da moderna e bela Loja da Malú Decorações. Quase ao lado, a casa que pertencia ao Sr. Josias, um dos primeiros fotógrafos estabelecidos em Campos do Jordão. Casa esta que, por último, pertenceu ao Dr. Élbio Camilo. No local e em área próxima está sediado o maravilhoso Boulevard Genéve. Bem à direita, as casas das Avenidas Macedo Soares, Victor Godinho e Emílio Ribas.
Ainda ao centro da foto mais para o lado esquerdo, a primeira Igreja de Vila Capivari, denominada Igreja de Santa Terezinha. Esta Igreja foi construída no ano de 1929 e demolida no ano de 1940. Nesse mesmo local foi construída, logo nos anos seguintes, a atual Igreja de São Benedito. O nome Santa Terezinha passou a denominar a nossa Igreja Matriz de Vila Abernéssia que foi construída em substituição à antiga Igrejinha de Santa Izabel, a primeira de Vila Abernéssia, que ficava, aproximadamente, no mesmo local onde hoje está localizado o Gazebo Municipal.
Bem ao centro da foto o sobradinho onde funcionou, por vários anos, a Loja de lembranças típicas do Sr. Karl Polhüber e sua esposa D. Ernestina, denominada "A Jordanense", especializada em lembranças tirolesas. Também, o prédio, atualmente, já bastante modificado anteriormente ocupado pela "Esquina do Pastel", do José Luiz Santiago e da Mila Padula Santiago, atualmente totalmente modernizado onde se acha instalada a “Osteria Peretti” do amigo Luiz Fernando Peretti.
Bem no alto à esquerda a famosa mansão, durante várias décadas, pertencente ao Dr. Gastão Vidigal, proprietário do saudoso e extinto Banco Mercantil de São Paulo, adquirido pelo Banco Bradesco. Nesse prédio, atualmente, está instalada a colônia de férias do CPP - Centro do Professorado Paulista. Pouco mais abaixo, à frente dessa propriedade, as casas que pertenciam aos Drs.Eduardo Levy, Hermes Alves de Lima Jr.,Gastão Mesquita.
|