Cotinha - a tragédia...


Cotinha - a tragédia... - FS59 - 06

Foto do ano de 1932, tirada na famosa “Chácara” de propriedade de Joaquim Ferreira da Rocha, situada na Vila Abernéssia, atual Vila Fracalanza, no local onde hoje está sediada a Obra Social ASSISO, das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus.

Na foto, a saudosa Maria Ferreira da Rocha (Faxina-SP. - atual Cidade de Itapeva - 02/01/1908 - Campos do Jordão - 07/05/1932), mais conhecida por Cotinha (corruptela de Maria, passando para Maricota e, por último, Cotinha), a sexta filha da prole de 14 (catorze) filhos do casal pioneiro de Campos do Jordão, Joaquim Ferreira da Rocha e Maria Güttler Rocha.

Na foto, ao fundo e à direita, o prédio da famosa, tradicional e histórica Pensão “Sans-Souci”, situada nos altos da atual Vila Fracalanza.

Abaixo relato histórico do trágico incidente que ceifou a vida da bela e jovem Cotinha, com apenas 24 anos de idade.

“No dia 7 de maio de 1932, quando se iniciaram as quermesses em benefício da construção da Igreja Matriz de Santa Terezinha, houve um lamentável acontecimento: uma das senhorinhas cooperadoras, Maria Ferreira da Rocha (Cotinha), filha de Joaquim Ferreira da Rocha, foi assassinada por seu namorado, Nilo Teixeira da Silva, em plena quermesse, com 2 tiros de revólver, que, ato contínuo, fez um disparo contra a sua própria cabeça. Ambos faleceram como resultado da tragédia passional.”

OBS: Dados constantes do livro “História de Campos do Jordão”, da autoria de Pedro Paulo Filho, Editora Santuário, 1986 - página 362.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -