Vila Abernéssia - década de 1950


Vila Abernéssia - década de 1950 - FS60 - 01

Uma bela paisagem da Vila Abernéssia no início da década de 1950. Ao centro, em fase de construção, a famosa pérgula onde, posteriormente esteve estabelecida a “Flora Campos do Jordão”, do saudoso Sr. Mário Utiyama e, posteriormente, por alguns anos, a sede da Diretoria Municipal de Turismo - DMTUR, famosa enquanto o Diretor de Turismo foi o dinâmico e competente Joaquim Corrêa Cintra. No local, atualmente, está sediado o moderno prédio que, até pouco tempo, pertencia à Telefônica.

À esquerda, os prédios que pertenciam à Família Olivetti. No segundo prédio, na época, bem na esquina, estava estabelecido o armazém de secos e molhados “A Bandeirante”, de propriedade do saudoso Sr. Julio Domingues Pereira. No local, atualmente, está estabelecido o Restaurante e pizzaria do “Serginho”.

Um pouco mais adiante, o lindo, magnífico e tradicional prédio do “Palacete Olivetti”, construído pelo Sr. Próspero Olivetti, a partir do ano de 1919 e inaugurado no ano de 1921. Este prédio é praticamente o mais antigo prédio de Campos do Jordão. Lamentavelmente, aos poucos, esse prédio vem tendo suas características alteradas.

É necessário que esse prédio seja, urgentemente, tombado pelo patrimônio histórico de Campos do Jordão, evitando-se o que criminosamente ocorreu com o lindo prédio onde, esteve sediada uma das primeiras escolas da cidade, na década de 1920 e, posteriormente, durante muitos anos, a nossa Prefeitura Municipal, demolido na calada de uma das noites do ano de 1994. Quando a população tomou conhecimento e viu o que estava acontecendo não adiantava mais nada; a demolição já estava quase totalmente concluída.

Na mesma década de 1920 e início da década de 1930, o prédio foi utilizado como “Pensão e Sanatório Campos do Jordão”, destinado ao abrigo de pessoas tuberculosas que vinham para Campos do Jordão em busca do clima como tentativa para a cura da terrível doença, considerando que, na época, ainda não existia qualquer tipo de medicamento destinado a essa finalidade.

Na parte térrea deste prédio, ao nível da Rua Brigadeiro Jordão, havia a "Pharmácia Olivetti", de propriedade do dono do prédio Sr. Próspero Olivetti e uma Leiteria. Este prédio abrigou, também, por muitos anos, o tradicional Hotel Montanhês, de propriedade do saudoso Sr. Wolfgang Böhme (um dos tripulantes do famoso navio alemão Windhuk que, em plena guerra, fugindo das embarcações da marinha inglesa, ancorou no porto de Santos no dia 07 de dezembro de 1939), e de sua esposa D. Érica Böhme e, por último a sede da Prefeitura da Estância de Campos do Jordão.

À direita da foto, o prédio onde esteve estabelecida a sede da “Cooperativa de Consumo de Campos do Jordão”, ao lado a nossa Praça da Bandeira, mais conhecida como Jardim de Vila Abernéssia. Nesse prédio, anteriormente, esteve estabelecida a tradicional e famosa “Casa Ferraz”, de propriedade do Sr. João Barbosa de Carvalho. A casinha que aparece bem à direita, estava localizada no mesmo local onde hoje está a segunda sede do Banco Santander, até pouco tempo, Banco Real.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo José Lenktaitis Klukevicz.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -