Abernéssia - ano 1935


Abernéssia - ano 1935 - FS63 - 09 - 1935

É importante notar que essa foto mostra claramente que, ainda não existia a pista da Av. Dr. Januário Miráglia que, atualmente passa em frente ao atual Espaço Cultural Dr. Além. Existia nessa época, somente uma pista que ligava Vila Abernéssia às Vilas Jaguaribe e Capivari, através da avenida de ligação, uma estrada de terra, também conhecida como Volta Fria.

Bem à direita da foto, no início, a área onde hoje está o Pólo de Estacionamento de Vila Abernéssia, onde, aos sábados, é montada a nossa tradicional Ferinha. Em seguida, a área que, alguns anos mais tarde, passou a ser identificada como Parque dos Cedros, devido sua ornamentação ter sido composta com espécies desse tipo de vegetação.

Mais ao centro, do lado direito da avenida de ligação, com alguns pinheiros e cedros, o local onde, posteriormente, foi instalada a sede do Abernéssia Futebol Clube, o prédio do famoso Pensionato Maria Auxiliadora, algumas casas e prédios comerciais. Quase em frente, no meio da foto, à esquerda, um aglomerado de árvores onde esteve sediado o lindo prédio pertencente a Dona Maria Camargo, posteriormente, utilizado por vários anos, com sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, lamentavelmente demolido. Ao lado, o terreno onde, mais tarde, na década de 1940, foi construído o famoso e saudoso Cine Glória, atualmente Espaço Cultural Dr. Além; Na seqüência, a antiga casa que abrigou o Cartório do Registro Civil, posteriormente, local onde foi construída a sede do Banco Mercantil de São Paulo, atualmente sede das “Casas Bahia”, o antigo e famoso prédio do Cinema Jandyra, mesmo local onde hoje está localizada a Papelaria Aquarela; a Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão; os prédios do antigo almoxarifado da Prefeitura e Mercado Municipal.

Mais acima, na Rua Brigadeiro Jordão, alguns prédios ainda existentes como o Palacete Olivetti, antiga sede do Hotel Montanhês, do Sr. Wolfgang Böhme e esposa Dona Érika, outros já demolidos. Poucos prédios e poucas casas existiam nessa época na parte central da Vila Abernéssia, não atingindo a casa das cem unidades.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -