Seleção Brasileira de Futebol de 1962 - Os 41 jogadores convocados para os treinos que iriam definir a equipe titular da Seleção Brasileira de Futebol, que iria participar da Copa Mundial de 1962, em Viña Del Mar, no Chile, em disputa da “Taça Jules Rimet”, primeiramente, ficaram sediados em Campos do Jordão, a convite do então laborioso e dedicado prefeito, Dr. José Antonio Padovan, e ficariam hospedados nas dependências do maravilhoso, primoroso e fantástico Hotel Vila Inglesa. Essa concentração da Seleção Brasileira de Futebol em Campos do Jordão, na época, com muita propriedade, foi chamada e batizada de “ESTÁGIO DE CAMPEÕES” pelo nosso querido e saudoso amigo Plínio Freire de Sá Campello, homem ligado à propaganda em geral, que dedicou grande parte de sua vida na divulgação das belezas e dos atrativos da nossa querida “Campos do Jordão, a 1.700 metros acima das preocupações” – frase, também, de sua autoria e amplamente usada até hoje.
Na “Montanha Magnífica”, cognome também muito utilizado pelo Campello, para divulgar os Campos do Jordão, os convocados para o “Estágio de Campeões” chegaram no dia 22 de março de 1962. O desembarque dos primeiros jogadores e dirigentes ocorreu no período da tarde, por volta das 15 horas, em frente ao Departamento Municipal de Turismo – DMTUR, então sediado no local onde hoje está a Telefônica, na Praça Marcos Damas Caldeira, em Vila Abernéssia.
No período em que a Seleção Brasileira de Futebol esteve concentrada e treinando em Campos do Jordão, as atividades coletivas com os jogadores, foram realizadas no Estádio Municipal de Vila Abernéssia, totalmente remodelado para receber a seleção.
Durante esse período foram realizados dois treinos coletivos. Foram dois jogos entre os atletas convocados. Para essa finalidade, os jogadores foram divididos em duas equipes. Esses jogos, demasiadamente esperados pelos apaixonados pelo futebol e pelos atletas convocados, foram assistidos por quase toda população de Campos do Jordão e por público vindo do Vale do Paraíba, outras cidades do Estado de São Paulo e até brasileiras. Para esses treinos, visando disciplinar o acesso do público, foram vendidos ingressos com acomodação em: arquibancada, cadeira de pista e em pé ao longo das cercas de proteção do estádio. Mesmo assim, a entrada de pessoas sem os devidos ingressos, como já era esperado, aconteceram em grandes quantidades.
Esse ingresso de nº 026, com direito a “Cadeira de Pista” é o meu, que, às duras penas, consegui comprar com a ajuda de meu pai, para assistir ao “Treino da Seleção Brasileira”, realizado no dia 04 de abril de 1962, quarta feira, com início marcado para as 15:00 horas.
Assisti ao treino e fiquei maravilhado com a performance dos jogadores. Jamais poderei esquecer daquele momento histórico. É por isso que guardo, cuidadosamente, o meu ingresso, para comprovar minha presença naquela oportunidade rara.
|