Festa do Pinhão com a Seleção


Festa do Pinhão com a Seleção - FS8 08

Durante as comemorações da Festa do Pinhão do ano de 1962, uma grande e maravilhosa surpresa para todos jordanenses. Os 41 jogadores convocados para os treinos que iriam definir a equipe titular da Seleção Brasileira de Futebol, que iria participar da Copa Mundial de 1962, em Viña Del Mar, no Chile, em disputa da “Taça Jules Rimet”, primeiramente, ficaram sediados em Campos do Jordão, a convite do então laborioso e dedicado prefeito, Dr. José Antonio Padovan, e ficariam hospedados nas dependências do maravilhoso, primoroso e fantástico Hotel Vila Inglesa. Essa concentração da Seleção Brasileira de Futebol em Campos do Jordão, na época, com muita propriedade, foi chamada e batizada de “ESTÁGIO DE CAMPEÕES” pelo nosso querido e saudoso amigo Plínio Freire de Sá Campello, homem ligado à propaganda em geral, que dedicou grande parte de sua vida na divulgação das belezas e dos atrativos da nossa querida “Campos do Jordão, a 1.700 metros acima das preocupações” – frase, também, de sua autoria e amplamente usada até hoje.

Na “Montanha Magnífica”, cognome também muito utilizado pelo Campello, para divulgar os Campos do Jordão, os convocados para o “Estágio de Campeões” chegaram no dia 22 de março de 1962. O desembarque dos primeiros jogadores e dirigentes ocorreu no período da tarde, por volta das 15 horas, em frente ao Departamento Municipal de Turismo – DMTUR, então sediado no local onde hoje está a Telefônica, na Praça Marcos Damas Caldeira, em Vila Abernéssia.

Nessa oportunidade, a Rainha do Pinhão Maria Gillei da Silva Moreira, juntamente com a Princesa Maria Célia Bustamante e a Rainha do ano anterior Idila Medeiros, acompanhadas pela Rainha da Cidade Sylvia Maria Dolores de Carvalho, foram recepcionar, (na praça do DMTUR - Departamento Municipal de Turismo, onde hoje está a nossa Telefônica, em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão), os grandes jogadores de futebol, muitos dos quais campeões do mundo do ano de 1958, na memorável conquista na Suécia.

Na foto, o grande zagueiro central da seleção brasileira de futebol Hideraldo Luiz Beline beija a Rainha do Pinhão. Dentre inúmeros outros, à esquerda da foto, o homem sorriso Dr. Mario Trigo de Loureiro, dentista da seleção brasileira de futebol. No grande aglomerado de pessoas os seguintes jogadores e pessoas jordanense: Édison Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, Coutinho, Altair, Pepe, Zózimo, Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo, Presidente da Câmara Municipal, Arakaki Masakasu, Vice- Prefeito Municipal, Toninho da “Casa Ferraz”, João Manfredini, Coaracy Bustamente, Mário Gonçalves e muitas outras pessoas não identificadas.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -