Primeiro telefone público


Primeiro telefone público - FS81 - 06

No início do ano de 1952, um acontecimento histórico e muito importante para Campos do Jordão, a instalação do primeiro telefone público da cidade.

Esse telefone foi instalado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão que, durante muitos anos, foi a responsável pela instalação, manutenção e operação do serviço telefônico de Campos do Jordão.

Esse telefone público com o número 254, era provido de um grande aparelho, com caixa de madeira, tendo ao centro, um pequeno microfone e ao lado dessa caixa, preso a um fio de uns quarenta centímetros de comprimento, um fone de ouvido móvel, preso a um gancho com função de ligar e desligar. Ao lado da caixa do telefone, havia uma pequena manivela giratória. Para fazer uma ligação qualquer, era necessário tirar o fone de ouvido do gancho que, automaticamente, subia e possibilitava a continuidade da ligação. Na seqüência, era necessário girar a manivela e aguardar que a telefonista, que ficava na central telefônica, atendesse. Utilizando o fone de ouvido, era possível ouvir quando a telefonista atendia. Falando ao pequeno microfone, era necessário pedir para que a mesma, providenciasse a ligação para o número desejado. Completada a ligação era possível falar. Após falar, era necessário recolocar o fone no gancho que, automaticamente, desligava a ligação.

Na foto, dentro outros, da esquerda para a direita: os vereadores Floriano Rodrigues Pinheiro e Aniceto Fernandes (1952 a 1955), Américo Richieri, não identificado, não identificado, Paulo Cury, prefeito municipal (01/07/1950 a 03/12/1953), não identificado, Joaquim Corrêa Cintra, presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão (01/01/1952 a 31/12/1956), Orivaldo Lima Cardoso, Orlando Lauretti e Sebastião Gomes Leitão.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -