Na década de 1950 e início de 1960, anualmente, como parte dos festejos comemorativos do dia 29 de abril, “Dia da Cidade”, era organizado pelo D.M.TUR - Departamento Municipal de Turismo, sob comando do dinâmico Joaquim Corrêa Cintra, maravilhoso concurso para a eleição da Rainha e das Princesas da Cidade. No dia da cidade, era feita a coroação da Rainha e das Princesas que, normalmente desfilavam pelas ruas centrais de Vila Abernéssia em lindos carros alegóricos, finamente decorados, muitas vezes, com decorações elaboradas pelos saudosos, Joaquim Corrêa Cintra, Carlos Barreto, Expedito Camargo Freire e outros artistas jordanenses.
Também, eram importantes, as Festas do Pinhão de Campos do Jordão, uma das mais tradicionais da Cidade, desde sua criação no ano de 1961, atraindo turistas e jordanenses que todo ano apreciavam exposições agropecuárias, shows, bailes de gala e desfiles.
Esta Festa foi idealizada pelo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e iniciada no ano de 1961, na gestão do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, quando Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. A partir de então, passou a ser organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.
As festividades eram encerradas com grandes bailes realizados na sede social do Abernéssia Futebol Clube, abrilhantados por excelentes Orquestras que fizeram muito sucesso no Vale do Paraíba e no Estado de São Paulo.
Essas duas festas, da Cidade e do Pinhão, depois da criação da Festa do Pinhão, a partir do ano de 1961, aconteciam na mesma época, sempre no mês de abril em que se comemora, no dia 29, o aniversário da Cidade.
A foto do ano de 1959 mostra, ao lado da nossa Praça da Bandeira, em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no mesmo local onde está o prédio da Telefônica, na sede do D.M.TUR - Departamento Municipal de Turismo, sob comando do dinâmico Joaquim Corrêa Cintra, em foto do grande fotógrafo Orestes Mário Donato - a rainha da cidade a linda jovem Maria José Bretas, a conhecida Nina.
OBS: Foto gentilmente cedida pela família Arakaki.
|