A linda casa, estilo português acredito, pertencente ao saudoso Sr. Julio Fracalanza, um pioneiro de Campos do Jordão, desde os anos da década de 1910. Essa casa, situada no local atualmente denominado Vila Fracalanza, em homenagem à família pioneira, embora bastante prejudicada pelo passar do tempo, continua muito bonita, guardando seu imponente estilo que a tornou diferençada em relação às demais existentes na região.
Essa casa era a sede da Chácara Fracalanza que se notabilizou pela sua plantação pioneira de frutas tipicamente européias, especialmente diversos tipos de maçãs. Essa plantação de maçãs foi a pioneira, não só em Campos do Jordão, como no Estado de São Paulo e no Brasil.
Com essa plantação e cultivo das maçãs, a atividade tomou grande impulso em Campos do Jordão, incentivando diversos outros produtores, dentre eles o Sr. Paulo Bockmann que, na realidade, acabou se transformando no maior produtor de toda região, sendo até cognominado como o “Rei das Maçãs”.
Durante boa parte das décadas de 1950 e 1960, Campos do Jordão, graças ao início da cultura da maçã, pelo Sr. Julio Fracalanza, foi palco de seis “Festas Nacionais da Maçã”, iniciadas através do dedicado trabalho desenvolvido pelo saudoso e competente Engenheiro Agrônomo da nossa Casa da Agricultura, Dr. Shizuto José Murayama.
OBS: Neste site, no link fotografias, a história e as fotografias dessas Festas Nacionais da Maçã.
|