Próspero Olivetti era italiano de nascimento. Fez do Brasil sua segunda pátria e Campos do Jordão a cidade predileta onde fixou residência. Foi muito querido e respeitado em Campos do Jordão, sobretudo e especialmente, em Vila Abernéssia.
Nos anos de 1916 e 1917, em épocas dificílimas, sem visar lucros ou futuros esplendorosos, construiu alguns prédios de grande valor, de aspectos modernos para a época que, inclusive, permanecem até hoje.
Na Rua Brigadeiro Jordão construiu três grandes prédios. O maior e mais charmoso dos três, com dois majestosos andares superiores, o Palacete Olivetti, inaugurado no ano de 1921, foi sede da “Pensão Sanatório Campos do Jordão” que, posteriormente, por várias décadas, foi sede do Hotel Montanhês e, por último, por algum tempo, sede da Prefeitura Municipal.
Ao lado foi construído um amplo e elegante prédio, com o andar térreo ocupado por estabelecimentos comerciais e, no andar superior, durante algum tempo, abrigou a “Pensão Mantiqueira” e, posteriormente, por vários anos, o Hotel Brasil.
Também, na mesma rua Brigadeiro Jordão, construiu na esquina com a Rua Pereira Barreto, o prédio que, durante muitos anos, abrigou a Câmara Municipal de Campos do Jordão.
Próspero Olivetti foi um dos primeiros comerciantes de Vila Abernéssia. Foi subprefeito de Campos do Jordão no período de 1924 a 1926, posteriormente à criação da Subprefeitura de Campos do Jordão, em 1º de janeiro de 1918.
|