Miltão...


Miltão... - FS87 - 14

Miltão. Era por esse nome que esse saudoso rapaz ficou conhecido pela grande maioria dos moradores de Campos do Jordão, durante as décadas de 1960 até início de 2.000 quando, infelizmente, foi surpreendido por forte e fatal ataque cardíaco. Miltão nasceu e residiu no bairro situado atrás da conhecida Vila Ferraz, denominado pelos mais antigos, como o buraco da onça. Era filho do Sr. Francisco, mais conhecido como Chicão, antigo funcionário da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Muitos, até demonstravam certo pavor e repúdio para com o Miltão. Ele, realmente, era uma pessoa diferente, tinha deficiências mentais diversas, nunca foi pessoa violenta. Com exceção do cigarro, nunca foi ligado a vícios perniciosos. Falava meio enrolado mas dava para entende-lo perfeitamente.

Andava muito por toda cidade. Conhecia muitas pessoas que lhe davam boa atenção, com as quais sempre brincava. Devido às inúmeras vezes que circulou na cidade, notícias maldosas sobre a morte do Manoel Pino, antigo proprietário do Armazém Cristal, situado na Vila Ferraz que, até o Miltão, quando encontrava com os amigos e estes lhe perguntavam sobre as últimas notícias, ele sempre já ia falando: Mané Pino morreu.

Nas principais épocas do ano, como: Dia das Mães, Páscoa e Natal, sempre, pedia algum presente para os amigos. Lembro-me que num determinado ano, veio me pedir, por diversas vezes, que queria ganhar uma chaleira para dar de presente para sua mãe no Dia das Mães. Claro que atendi seu pedido. Ele veio buscar e ficou muito feliz e alegre. Esta foto foi tirada em frente à minha casa no dia em que veio buscar a tão desejada chaleira.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -