Foto da década de 1970 mostrando o casal Eduardo Moreira da Cruz e D. Maria Francisca. Ele, pioneiro de Campos do Jordão, aqui chegando por volta de 1915, época em que a subida da serra, a partir do Bairro Piracuama até a Parada Fracalanza, na entrada de Campos do Jordão, era feita por máquina a vapor da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Ela, filha do Sr. Francisco Caiola, mais conhecido como Chico Gaiola. O Sr. Eduardo, por causa disso, acabou ficando conhecido como Eduardo Gaiola.
Eduardo Moreira da Cruz ajudou a construir a capela de Santa Isabel, a primeira igreja de Vila Abernéssia, situado quase ao centro da nossa conhecida Praça da Bandeira. Foi administrador, por muitos anos, da Companhia Brasileira de Colonização, firma constituída no ano de 1917 por Dr. Domingos Nogueira Jaguaribe, que implantou os loteamentos Vale Encantado, Vila Imbiri e Alto da Boa Vista. A área onde está construído o Palácio Boa Vista foi cedida ao Estado, em 1938, pela Companhia Brasileira de Colonização e por Antonio Jaguaribe Lacerda Abreu.
Na vida pública foi vereador, presidente da Câmara Municipal (01.01.1957 a 31/12/1957), Diretor do Círculo Operário, Tesoureiro da Santa Casa e de outras entidades comunitárias.
|