Linda paisagem da Vila Abernéssia da década de 1940.
É importante notar que essa foto mostra claramente que, ainda não existia a pista da Av. Dr. Januário Miráglia que, atualmente passa em frente ao atual Espaço Cultural Dr. Além. Existia nessa época, somente uma pista que ligava Vila Abernéssia às Vilas Jaguaribe e Capivari, através da avenida de ligação, uma estrada de terra, também conhecida como Volta Fria.
Bem à direita da foto, em formação, o lindo parque que, posteriormente passou a ser identificado como Parque dos Cedros, devido sua ornamentação ter sido composta com espécies desse tipo de vegetação.
Mais ao centro, do lado direito da avenida de ligação a sede do Abernéssia Futebol Clube, o prédio do famoso Pensionato Maria Auxiliadora, algumas casas e prédios comerciais. À direita, uma pequena casa no local onde posteriormente foi construído o famoso e saudoso Cine Glória, atualmente Espaço Cultural Dr. Além; o saudoso prédio onde durante muitos anos esteve estabelecida a nossa Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, lamentavelmente demolido; a antiga casa que abrigou o Cartório do Registro Civil, posteriormente local onde foi construída a sede do Banco Mercantil de São Paulo, atualmente sede das “Casas Bahia”, o antigo e famoso prédio do Cinema Jandyra, mesmo local onde hoje está localizada a Papelaria Aquarela; a Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão; os prédios do antigo almoxarifado da Prefeitura e Mercado Municipal.
Mais acima, na Rua Brigadeiro Jordão, alguns prédios ainda existentes como o Palacete Olivetti, antiga sede do Hotel Montanhês, do Sr. Wolfgang Böhme e esposa Dona Érika, outros já demolidos. Poucos prédios e poucas casas existiam nessa época na parte central da Vila Abernéssia, não atingindo a casa das cem unidades.
|