A Favela antiga


A Favela antiga - FS9 10

Na foto, a antiga e famosa FAVELA de Campos do Jordão. A citação abaixo para identificar essa foto foi escrito pelo saudoso Condelac Chaves de Andrade eu seu histórico “ÁLBUM - Almanaque histórico de Campos do Jordão”, página 50, Editado no ano de 1948 por “Artes Gráficas São Paulo S.A.” o que segue:

-“A “Favela”. No meio de tanta ostentação de riqueza e luxo, ergue-se a “Favela” que, ao longo, parece um monturo, e de perto, uma senzala. Até quando perdurará esta nódoa?”

Lamentavelmente, esse tipo de nódoa, como mencionado pelo amigo Sr. Condelac, há mais de sessenta anos, perdura até hoje. Infelizmente agora, em proporções muito maiores e que já fogem aos controles de nossas principais autoridades governamentais.

Essa Favela ficava quase no final da atual Rua João Rodrigues da Silva, em homenagem ao conhecido João Maquinista, que começa ao lado do Supermercado Paratodos, e ficava à direita, nos fundos da nossa querida e tradicional Vila Ferraz, no local conhecido por muito tempo como “O buraco da onça”.

Essa Favela já não existe mais e há muito tempo. Suas humildes casinhas, quase choupanas, foram, ao longo do tempo, sendo transformadas em casas simples, até muito bem construídas, por muitos dos que lá já habitavam anteriormente, normalmente trabalhadores que muito contribuíram para o setor da construção civil de Campos do Jordão, prestando seus serviços em diversas empreiteiras e construtoras do ramo.

É importante registrar que, embora fosse denominada Favela, as humildes casinhas existentes na época e no local, eram bem melhores que as existentes nas inúmeras favelas da atualidade.

OBS: Foto cedida pelo amigo e colaborador José Adriano Chaves de Andrade, filho do escritor e historiador do Sr. Condelac Chaves de Andrade.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -