Lindo veículo ano 1924, de propriedade da valorosa Família Fracalanza, uma das pioneiras de Campos do Jordão. Esse veículo foi muito utilizado pelos sobrinhos, netos e amigos dos descendentes do Sr. Julio Fracalanza, especialmente durante as festividades carnavalescas, durante as décadas de 1950 e 1960.
Nessa época, os Carnavais de Campos do Jordão eram muito animados e procurados por turistas de várias cidades brasileiras. Essa turma da família Fracalanza vinha das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Faziam parte de grupo bastante privilegiado e muito animado.
O veículo, além de muito bonito, transportava lindas moças e rapazes, todos vestidos a caráter para participar dos desfiles de carros, muitos com diversas alegorias, transportando pessoas finamente fantasiadas. Os denominados, corsos carnavalescos, desfilavam pelas principais ruas e avenidas do centro da Vila Abernéssia.
Naquela época, ainda era permitido o usos do lança perfume, das batalhas de talco, confete e serpentina e, também, das tradicionais e disputadas batalhas de água de farinha de trigo. Muitas vezes, mesmo aquelas pessoas que estavam somente apreciando a beleza das festas carnavalescas, vestindo roupas normais, acabavam sendo atingidas pelos fortes jatos d´água e muita farinha de trigo ou talco.
Era comum chegarmos em nossas casas com as roupas enlameadas por aquela pasta de farinha de trigo que se formava. Quando atingia os cabelos era grande a dificuldade para nos livrarmos daquela gosma (praticamente uma cola) durante os banhos.
Bons e maravilhosos tempos que, infelizmente, não voltarão jamais. As pessoas brincavam pra valer, sem nenhuma dependência química. Quando muito rolava um pouco de algum tipo de bebida alcoólica, para facilitar a descontração.
|