Beleza da Mulher Jordanense


Beleza da Mulher Jordanense - Moças-123

A Beleza não observada da mulher Jordanense

Confesso que, tanto eu, como a grande maioria dos rapazes da minha época, talvez, até de épocas anteriores e, possivelmente posteriores, deixamos de dar o devido valor para as lindas jovens, nascidas em Campos do Jordão ou mesmo, para aquelas que para cá vieram, em tenra idade, aqui fixando residência, juntamente com seus pais. Pais que, com certeza, foram grandes baluartes responsáveis pelo nosso progresso, constituindo-se, grandes e inesquecíveis expoentes da nossa história e cultura.

Com certeza, fomos ingratos, injustos e egoístas, deixando, via de regra, de observar e apreciar a beleza das moças de Campos do Jordão da nossa época. Moças que se vestiam graciosamente, apresentando-se com cabelos bem penteados, presos, soltos, curtos ou longos, com tranças, maquiagem discreta e muita graciosidade.

Nós, jovens jordanenses do sexo masculino, com certeza absoluta, perdemos a grande oportunidade de namorarmos e talvez, noivarmos ou até casarmos, com alguma das moças mais lindas da sociedade de Campos do Jordão.

A grande preocupação dos jovens do sexo masculino de Campos do Jordão, até acredito que isso, também, possa ter acontecido em muitas outras cidades, tinha em mente e se preocupava em querer mostrar para as moças amigas, inclusive, para seus colegas, que estava namorando uma moça de fora da cidade, possivelmente, turista. Assim sendo, não se preocupava se a namoradinha era ou não mais bonita que as moças da cidade. Na realidade, hoje posso afirmar, não eram todas, tão bonitas como as jordanense.

É verdade, também, que as moças de Campos do Jordão, nunca deram o devido valor aos jovens do sexo masculino dessas mesmas épocas, agindo da mesma maneira, preferindo os garotos que vinham de outras cidades e, também, os turistas. É até possível, agiam assim, em represália à falta de interesse dos garotos jordanenses por elas.

Antes tarde do que nunca. Em meu trabalho de pesquisa fotográfica, iniciado nos idos de 1976, paralisado até 1995, retomado com muito afinco e dedicação a partir de 1998, pude perceber, nitidamente, essa grande injustiça que cometemos em nossa época.

Nesse meu trabalho, especialmente nos vários anos iniciais, conseguindo as fotografias antigas, era obrigado a colocá-las sobre uma mesinha própria e, com a máquina fotográfica instalada em um suporte móvel, especialmente idealizado, era obrigado a procurar o melhor foco dessas fotos, utilizando muitas vezes, lentes de aproximação próprias e re-fotografar as fotos, uma a uma. Com esse procedimento, além de poder ver detalhes importantes da paisagem, das construções, da nossa vegetação, dos nossos morros e campos e de personagens históricos da nossa cidade, pude ver o que nunca havia visto anteriormente, a beleza das jovens jordanenses.

Confesso, com muita honestidade e dou a minha mão à palmatória, como eram lindas as jovens de Campos do Jordão. Embora bem tardiamente, tive a felicidade de observar e admirar a beleza de cada rostinho que, infelizmente, deixaram de ser observados, admirados e até amados por nós, hipócritas jovens jordanense.

Felizmente, alguns poucos colegas e amigos contemporâneos, foram mais espertos, reais e justos, tiveram essa feliz e rara oportunidade, acabaram se apaixonando por algumas dessas lindas moças, noivaram, casaram e foram felizes para sempre.

Também, muitas dessas lindas meninas e moças, infelizmente, foram residir em muitas outras cidades. Algumas continuaram freqüentando Campos do Jordão, com os felizes maridos. Estes, até certo ponto, devem aos jovens jordanenses, um grande agradecimento. Pela falta do nosso reconhecimento da beleza dessas moças, tiveram a grande oportunidade de conhecê-las nas cidades onde foram residir. Outras foram para locais de paradeiro desconhecido e, infelizmente, nunca mais tivemos notícias. Com certeza, acabaram encontrando aqueles que deram o devido valor à beleza que deixamos de reconhecer.

Também, algumas dessas lindas moças, continuaram residindo em Campos do Jordão, conheceram os felizardos que aqui vieram residir, por diversas razões, como a busca do clima, atividades profissionais e outras, casaram e constituíram famílias maravilhosas. Com relação aos rapazes, também, aconteceram casos semelhantes.

A partir desta semana e nas duas próximas, 18.01 a 24.01.2013 e 25.01 a 31.01.2013, estarei colocando no site, fotos de algumas dessas lindas moças jordanenses, para comprovar e reconhecer o que pude observar, homenageando, ao menos, aquelas que, felizmente, pude ter acesso às fotos da época.

Edmundo Ferreira da Rocha 15 de janeiro de 2013.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -