Sanatorinhos S-2, só para mulheres


Sanatorinhos S-2, só para mulheres - FS10 11

Foto da década de 1950 - Pertencente aos Sanatorinhos - Ação Comunitária de Saúde, o Sanatório S-2, localizado nos fundos da Vila Ferraz, em Campos do Jordão, foi inaugurado em 15 de outubro de 1934, com capacidade para 75 doentes tuberculosos, destinado somente para mulheres.

Na época de sua inauguração eram diretores do Sanatório S-2: Paulo Ayres, Rafael de Paula Souza, Nestor Ferreira da Rocha, Orlando Lima, Silvio Varela Martins e Nelson Barbosa.

O eminente prof. Waldemar Ferreira colaborou na modificação dos estatutos sociais da Entidade.

Prestavam serviços ao S.2 no ano de 1934, os médicos Edmundo Vasconcelos, Januário Miráglia, Hermínio Galhanone e Hildebrando Araújo, sendo dentista desde 1936, o Dr. Odilon Biller.

Em 1936, iniciaram-se as obras de ampliação do S-2, com o fim de elevar sua capacidade para 180 leitos.

Trabalharam na Entidade, em 1938, os médicos Américo Padula, Levínio de Souza e Silva, Otávio Del Nero, Fernando Paulino e César Camarinha, sendo dentista, o dr. Jean Arnaud.

Em 19 de abril de 1939 foi fundado o nosso “Clube Sanatorinhos”, que congregava as internadas do Sanatório S-2.

Durante as filmagens do filme “Floradas na Serra” da autoria da romancista Dinah Silveira de Queirós, diversas cenas foram gravadas nas dependências do Sanatorinhos - S-2.

Atualmente, infelizmente, o prédio está totalmente desativado e em fase muito precária de conservação, correndo o risco de perda total.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -