Praça da Bandeira - 1930


Praça da Bandeira - 1930 - FS125 - 08

Vila Abernéssia - Final da década de 1930.

No primeiro plano, a nossa saudosa e original Praça da Bandeira ou Jardim de Vila Abernéssia. Esse Jardim, inaugurado no dia 19 de novembro de 1942, tinha seus canteiros bordados com os tradicionais e inesquecíveis buxinhos, ao fino estilo clássico francês, desenhados, especialmente, pelo saudoso, famoso e hábil artista plástico Carlos Barreto, que residiu em Campos do Jordão, em busca da cura para a tuberculose. O tradicional Jardim de Vila Abernéssia e os lindos canteiros de buxinhos, infelizmente, foi quase totalmente descaracterizado, no ano de 2012.

Ao centro a famosa, tradicional e saudosa pérgula das glicínias que, na década de 1960 foi eliminada para a construção da atual fonte luminosa, recentemente reformada.

Ao Fundo, da esquerda para a direita, o prédio do “Palacete Olivetti”, de propriedade do Sr. Próspero Olivetti, inaugurado no ano de 1921. Na época da foto abrigava a Pensão e Sanatório Campos do Jordão. Nesse prédio, posteriormente, por várias décadas, esteve estabelecido o Hotel Montanhês, de propriedade do casal Wolfgang e Érika Böhme. Ele, um dos tripulantes do famoso navio alemão Windhuk que, em plena guerra, fugindo das embarcações da marinha inglesa, ancorou no porto de Santos no dia 07 de dezembro de 1939. Foi utilizado como sede da Prefeitura da Estância de Campos do Jordão entre 2001 e 2004. Atualmente, na parte térrea está instalada a Cervejaria “Dom Sabor”.

No prédio ao lado, esteve estabelecida por muitos anos a Cia. Sul Mineira de Eletricidade e, posteriormente, por pouco tempo, a CEMIG-Centrais Elétricas de Minas Gerais, em seguida, a CESP-Companhia Energética de São Paulo que reformou totalmente o prédio, com sua mão-de-obra especializada em construções, fazendo, inclusive, toda a parte de esquadrias (portas, janelas, etc.), fabricadas em suas oficinas localizadas na Cidade de Ilha Solteira-SP.. Depois da privatização da CESP, a ELEKTRO esteve estabelecida no mesmo prédio por algum tempo. Agora, nesse prédio, está o Posto da Receita Federal.

Na seqüência, também o prédio onde funcionou por vários anos a tradicional Casa Jarbas, do Sr. Jarbas de Almeida Ramos e irmão Bráulio; o prédio onde esteve estabelecido o famoso atacadista de gêneros alimentícios etc. "Nestor Pereira, Pina e Cia.".

Ao fundo, a nossa linda a magnífica Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -