Vila Abernéssia - Década 1930


Vila Abernéssia - Década 1930 - FS130 - 01

Vila Abernéssia - década de 1930. Uma grande geada branqueou os campos e morros de Campos do Jordão.

No primeiro plano, as casas existentes ao longo da atual Rua Dr. Reid, dentre elas a casa que abrigou, por vários anos, a Fundação Érico/Martha Stickel e a Biblioteca Infantil Guilherme Monteiro Lobato, e algumas outras, ainda existentes. Mostra na Av. Frei Orestes Girardi o telhado do sobrado pertencente à antiga Fundação Maria Auxiliadora. Mostra em sua parte central, o trecho compreendido entre a atual Casa de Rações "Arca de Noé" e antigo Posto Texaco, anteriormente de propriedade do Daval e da Esther Pinheiro, até proximidades da Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Ainda, um pouco acima, na Rua Brigadeiro Jordão, alguns prédios ainda existentes como o Palacete Olivetti, antiga sede do Hotel Montanhês, do Sr. Wolfgang Böhme e esposa Dona Érika, o prédio da antiga Casa Jarbas, posteriormente, Rematec - Revendedora da Materiais para Construção e outros já demolidos. Mais acima, a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus em fase de construção e à esquerda, a grande depressão onde, atualmente, está sediada a Sociedade de Educação e Assistência - SEA - Frei Orestes Girardi. Poucos prédios e poucas casas existiam nessa época na parte central da Vila Abernéssia, atingindo a casa das cem unidades ou pouco mais.

Nesta foto também podemos observar que a vegetação era bastante pequena e somente se aglomerava na confluência dos morros.

Bem no topo da foto, na direção da copa do pinheiro que aparece no primeiro plano, um grande peral onde, posteriormente, foi construído o nosso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -