Praça da Bandeira


Praça da Bandeira - FS130 - 03

De 1940 a 1960, em nosso Jardim Municipal, nossa Praça da Bandeira, havia uma linda e admirada pérgula em formato arredondado, totalmente cercada de mudas ou “cipós” de glicínias, com troncos, alguns mostrados na foto, com quase dez centímetros de diâmetro, demonstrando a sua antiguidade.

No interior dessa pérgula havia um pequeno aquário com peixinhos brancos e vermelhos, muito admirados pelos freqüentadores desse local.

Essa pérgula, totalmente coberta pelos múltiplos galhos das glicínias, que tinham como sustentáculo, troncos de pinheiro araucária e armações de ferro. Na época da primavera, ficava totalmente coberta pelos cachos de flor, de tonalidades variadas de lilás e roxo, sendo o principal ponto de atração dessa Praça. Eram espetáculos anuais maravilhosos que deixaram muita saudade para os Jordanenses e turistas que freqüentaram Campos do Jordão naquelas décadas. As pessoas costumavam ficar sentadas nas muretas de pedra que circundavam a pérgula, especialmente no início das tardes. Os cachos de glicínias iluminados pela tênue luz do Sol das tardes, ficavam parecendo cachos lilases e roxos de pura porcelana. Tão grande como esse grande espetáculo de luz e cores era o espetáculo do perfume que exalava das flores das glicínias. Que perfume maravilhoso, inebriante, único e inesquecível para todos, especialmente para os casais enamorados que procuravam esse local para pronunciar suas juras de amor e de paixão.

Na foto, diversas pessoas pertencentes às famílias dos irmãos Martins Ferreira.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -