No ano de 1949, a Equipe de Futebol do São Paulo Futebol Clube, da Capital, sob comando do experiente e conceituado Técnico Vicente Feola, veio concentrar-se em Campos do Jordão e participou de grande e eficiente treinamento para enfrentar o Campeonato Paulista de Futebol daquele ano.
Pedro Paulo Filho, nosso amigo, advogado, escritor, jornalista e historiador que, naquela época, era apenas um garoto de onze anos de idade, presenciou alguns desses treinamentos e contou-nos que no dia em que esta foto foi tirada, o São Paulo Futebol Clube participou de treino coletivo enfrentando a conceituada equipe do Campos do Jordão Futebol Clube. Esse jogo treino foi realizado no campo de futebol existente na propriedade pertencente ao Campos do Jordão Tênis Clube, em Vila Capivari.
Apenas como comentário Os distintivos e as camisas do Campos do Jordão Futebol Clube e do São Paulo Futebol Clube, são praticamente iguais. A única coisa que as diferenciam são as iniciais. A do São Paulo tem as iniciais “S.P.F.C”. e a do Campos do Jordão “C.J.F.C.”. No dia dos treinamentos coletivos o São Paulo Futebol Clube jogou com seu uniforme número 2, para não causar complicações em campo.
Contou-nos também Pedro Paulo Filho que, a certa altura do jogo, a equipe do São Paulo vencia pelo placar de 10 x 0 (dez a zero). Vicente Feola, técnico do São Paulo F.C., entrou no meio do campo com os braços abertos e gritou: “Para tudo!”. “Assim é impossível continuar. Desse jeito o nosso goleiro não vai ser treinado”. “Vamos inverter. O Mário (goleiro do São Paulo) vai passar para o gol do Campos do Jordão e o Paco (goleiro do Campos do Jordão) vai para o gol do São Paulo”. “Só assim o Mário vai poder mostrar sua habilidade como goleiro”.Mesmo com essa troca de goleiros, o São Paulo Futebol Clube acabou vencendo esse jogo treino pelo placar de 15 x 0 (quinze a zero).
Na foto, agachados, da esquerda para a direita, os jogadores do Campos do Jordão Futebol Clube: Silvestre Bissoli, Paco, Luiz Burquim (filho do relojoeiro), Manoel Augusto Esteves, o Mané Cabaça, Darcy, Vitor Adão, Berto (Alberto) Mariano, Cornélio Luiz de Queiroz Filho (o Cornélio do Antenorzinho), irmão do Paulo Antenor de Souza, o Paulo Viola, Jacinto Rosa, o Marungo, Geraldo Medeiros e Miguel Negro, o conhecido e até famoso Guegué.
Em pé, na mesma ordem, os jogadores do São Paulo Futebol Clube: Rui, Bauer, Leônidas da Silva, o grande e famoso Diamante Negro, o jogador que inventou e ficou famoso com seus gols de bicicleta, Savério, Noronha, Não identificado, Não identificado, Remo, Ponce de Leon, Mauro Ramos, (campeão mundial de futebol nas copas de 1958 na Suécia e 1962 no Chile) Teixeirinha, Mário e Vicente Ítalo Feola (01/11/1909 - 06/11/1975), o grande e respeitado técnico de futebol, o primeiro que conquistou uma Copa do Mundo de Futebol, com nossa Seleção Brasileira, no ano de 1958 na Suécia. Vicente Feola participou da fase de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol em 1962, na cidade de Campos do Jordão. Estando em recuperação de nefrite aguda, foi substituído pelo técnico Aymoré Moreira que conseguiu nossa segunda Copa Mundial no ano de 1962 no Chile.
OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Nelson Pereira da Silva, o conhecido Nelsinho português, do Correio.
|