A foto, do final da década de 1920, mostra a fase da construção, do prédio onde, posteriormente, foi instalado o importante Dispensário “Dr. Emílio Ribas”. É importante registrar que o terreno onde foi construído esse Dispensário foi doado pelo benemérito Embaixador Dr. José Carlos de Macedo Soares que, além dessa área, doou diversas outras para a construção de diversos Sanatórios de Campos do Jordão.
Esse Dispensário Dr. Emílio Ribas, era o ponto de cadastramento e atendimento a todos que procuravam Campos do Jordão em busca da cura para a tuberculose. Nesse local eram providenciadas a maioria das abreugrafias, chapas de raios X, para diagnosticar e ver a gravidade da doença pulmonar.Também era um ponto onde aconteciam as aplicações de pneumotórax e, também, eram providenciadas as abreugrafias exigidas para os turistas que vinham para cá a passeio, férias e laser. Os hotéis da cidade somente poderiam hospedá-los mediante a apresentação da abreugrafia com atestado de médico devidamente cadastrado no setor.
Esse Dispensário foi muito importante na fase crítica da tuberculose, prestando serviços de Raios X, pneumotórax e disponibilização de vacinas, penicilinas, estreptomicinas, hidrazidas e outros medicamentos, especialmente para pacientes desprovidos dos necessários recursos financeiros para o tratamento. Mais tarde, esse Dispensário recebeu o nome de Centro de Saúde “Dr. Silvestre Ribeiro”. Esse prédio, apesar de várias modificações já efetuadas em sua fachada, ainda mantém boa parte de suas características primitivas, podendo facilmente ser localizado na paisagem de Vila Abernéssia. Está localizado ao lado do atual prédio do nosso Correio.
|