Uma das fotos mais antigas da Vila de São Matheus do Imbiri, a Vila Velha e atual Vila Jaguaribe. A foto é da década de 1920. Mostra à esquerda, a pequena Capela de São Matheus do Imbiri, situada exatamente no mesmo local, onde hoje está a localizada a Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Atrás da Capela, havia as casas dos retireiros de Matheus da Costa Pinto e à esquerda ficava a casa de propriedade do pioneiro, de nacionalidade portuguesa, Matheus da Costa Pinto que, no dia 29 de abril de 1874 fundou a cidade de Campos do Jordão. À direita da Igrejinha ficava o armazém de João Rodrigues da Silva, o conhecido João Maquinista e, também, a enorme casa de madeira, com varandas envidraçadas, do Dr. Domingos Jaguaribe. Um pouco à frente e mais a direita, o prédio assobradado do primeiro Hotel de Campos do Jordão, o “Hotel Melo” e o grande barracão comprido que, segundo informações de algumas pessoas mais antigas, era a sede da hospedaria, também denominada Hotel Imbiri, bem à frente da Pensão Báltica.
Mais à direita, podemos ver parte do prédio da Pensão Báltica e a casa onde esteve sediada a antiga e famosa Pensão Pinheiro de propriedade do Sr. Alfredo Pinheiro, falecido na década de 1920, daí a denominação da Pensão que, depois do seu falecimento, passou a ser administrada por sua esposa Sra.Angelina de Lima Pinheiro e também por sua irmã que a administrou por vários anos a Sra.Esméria Maria da Cruz Mello,mais conhecida como Dona Amélia, casada com o Tabelião Joaquim da Silveira Mello, mais conhecido por Mellinho.
Bem à direita, as seis lindas e tradicionais casinhas da Rua Bazin, construídas pelo engenheiro José de Magalhães, pertencentes à Madame Bertha Bazin, situadas atrás do Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe. Essas casinhas, na quase totalidade, ainda existem até hoje, embora com pequenas modificações que não descaracterizaram as suas formas originais.
Ao fundo da foto, o lindo, imponente, maravilhoso e tradicional Pico do Imbiri, grande referência da Vila Jaguaribe.
|