Foto do dia 07 de abril de 1954 mostrando, no Restaurante de saudoso Grande Hotel de Campos do Jordão, o jantar de despedida promovido por amigos e admiradores do Eng. Agrônomo Shisuto José Murayama, ao ensejo de sua despedida desta cidade, oferecendo-lhe significativa homenagem. No jantar compareceu uma centena de pessoas representativas de todas as atividades da Estância.
Na ocasião, usaram da palavra, o Sr. Dr. Jathyl Nunes Pereira, Promotor Público da Comarca, oferecendo a homenagem em nome dos amigos; o Sr. Gumercindo de Barros Galvão, em nome do Diretório Municipal do P.S.P.; o Eng. Agrônomo Frederico Kupper, representando a Associação Rural de Campos do Jordão; o vereador Arakaki Masakasu, externando o sentimento dos lavradores da região; o Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo; o vereador Joaquim Corrêa Cintra, pela bancada do P.S.P. à Câmara Municipal; o Dr. Silvestre Ribeiro, Diretor do Centro de Saúde e o Sr. Konomu Kawasaki, oferecendo ao homenageado uma delicada lembrança.
No discurso pronunciado pelo Dr. Frederico Kupper, o orador fez um relato das atividades do Sr. Shisuto José Murayama, como agrônomo regional, salientando a sua condição de técnico em agricultura e especialista em fruticultura, impressionando a todos os presentes. Evidenciou, a grande lacuna que a sua transferência virá abrir nesta região agrícola que é dedicada, justamente, àqueles importantes setores da agricultura.
De um modo geral, todos os oradores lamentaram o ato do Governo, transferindo o referido agrônomo regional, sem uma razão que justificasse plenamente.
Ao agradecer as homenagens que lhe eram prestadas o Sr. Shisuto José Murayama, profundamente emocionado, disse aceita-las para dividi-las com pessoas que lhe eram muito queridas, seu pai e sua esposa.
Dessa maneira auspiciosa o Sr. Shisuto José Murayama encerrou, pelo menos no momento, as suas atividades nesta Estância. Dizemos auspiciosa porque lhe coube a ventura de ver-se prestigiado pela sociedade local, que soube compreender o alcance e dar o devido valor aos seus trabalhos de técnico agrícola. Quer à frente da Associação Rural de Campos do Jordão que ele fundou e vinha presidindo, estimulando com o seu entusiasmo e os seus conhecimentos, os lavradores para uma melhor e mais racional produção e, como se não bastassem esses relevantes serviços públicos, há ainda a realçar-lhe o mérito, a instituição da Festa Nacional da Maçã, primazia que coube a nossa Estância por sua feliz iniciativa.
Dirige-se para a cidade de Viradouro o Sr. Shisuto Murayama. Oxalá o município irmão possa oferecer-lhe condições para o desenvolvimento do seu trabalho, para que a sua população, como a nossa, possa sentir os efeitos benéficos de um homem simples como soem ser os agrônomos, mas cheio de fé e esperança nos destinos da nossa Pátria, através da condução científica dos trabalhos agrícolas, única fonte segura de recuperação da nossa economia.
Sentiremos a sua falta, porém, para que o seu esforço de três anos de constante labor nestas plagas da Mantiqueira não tenham sido em vão, procuraremos seguir-lhes os exemplos traçados e que se concretizaram em realizações de utilidade indiscutível.
Na oportunidade, o Dr. Shizuto José Murayama, falou aos presentes quando se preparava para concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa de São Paulo.
O Dr. Murayama, por vários anos, foi incansável e dedicado engenheiro agrônomo da nossa Casa da Lavoura de Campos do Jordão, posteriormente, Casa da Agricultura, responsável pelo incentivo de vários tipos de cultura em Campos do Jordão e região, especialmente a da maçã, tendo sido o criador, na década de 1950, das saudosas e famosas Festas Nacionais da Maçã. Foi candidato a deputado estadual nos anos de 1954 e 1958. Nas duas oportunidades foi o primeiro suplente e, tomando posse, foi um dos 33 descendentes de japoneses a ocupar uma cadeira de deputado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP.
Na foto, dentre outras pessoas e funcionários do Grande Hotel de Campos do Jordão, da esquerda para a direita: não identificada, Dr. Gumercindo Barros Galvão, Sra, Mary Aparecida de Arruda Camargo, Dr. Jathil Nunes Pereira, Promotor Público da Comarca de Campos do Jordão, Engenheiro Agrônomo Shizuto José Murayama e sua esposa professora Cecília de Almeida Leite Murayama, vereadores Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e Joaquim Corrêa Cintra, Sr. Pedro Paulo, não identificado e Sr. Konomu Kawasaki.
|