Chuvas - início década 1970


Chuvas - início década 1970 - FS132 - 01

No início da década de 1970, fortes e constantes chuvas causaram sérios prejuízos para diversas cidades do Vale do Paraíba e litoral norte. Na cidade de Ubatuba, as chuvas causaram grandes inundações e desmoronamentos, atingindo inúmeros bairros, deixando muitas famílias desoladas e desamparadas, perdendo suas casas e seus poucos pertences.

Nessa ocasião, a população e as autoridades de Campos do Jordão, imbuídas no alto propósito de prestar auxílio aos semelhantes e necessitados que, de uma hora para outra, ficaram desamparados, iniciaram grandes campanhas em prol dos desamparados da cidade de Ubatuba. Essas campanhas visavam arrecadação de gêneros alimentícios de toda espécie, roupas novas e usadas em bom estado, brinquedos, móveis e utensílios diversos, fogões e geladeiras usadas, em bom estado de conservação, para serem enviados para socorrer as pessoas e famílias carentes da cidade de Ubatuba.

Essas campanhas foram comandadas e fortemente divulgadas através da nossa saudosa Radioemissora de Campos do Jordão, a nossa ZYL-6, a mais alta do Brasil, onde os locutores e, também, diversas autoridades, dentre essas os vereadores e prefeito da cidade, fizeram veementes e comoventes apelos para que toda população participasse da necessária ajuda aos irmãos da vizinha Ubatuba. Na tentativa de ajudar eram aceitos, até bolos, tortas doces e salgadas e bebidas, doadas por diversas pessoas da cidade. Através dos microfones da emissora eram feitos leilões ao vivo, visando arrecadar dinheiro para auxiliar na compra de outros produtos de maior necessidade. As pessoas interessadas em ajudar, através do telefone, ofertavam seus lances em dinheiro. Os vencedores desses leilões passavam no Escritório da Radioemissora retiravam suas prendas e pagavam os valores oferecidos.

Na foto, dentro do pequeno estúdio da nossa Radioemissora, os locutores Adib Yazbeck, Waldomiro Januzzi e Helio de Almeida Gonçalves e o colaborador Edmundo Ferreira da Rocha e o jovem Mayolino, quando participavam ativamente da campanha realizada no início da década de 1970. Na foto também, uma garota não identificada.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -