A Festa do Pinhão de Campos do Jordão já foi considerada, a mais tradicional da Cidade, desde sua criação no ano de 1961, atraindo turistas e jordanenses que todo ano apreciavam exposições agropecuárias, shows, bailes de gala e desfiles.
Esta Festa foi idealizada pelo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e iniciada no ano de 1961, na gestão do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, quando Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. A partir de então, passou a ser organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.
As festividades eram encerradas com grandes bailes realizados na sede social do Abernéssia Futebol Clube, abrilhantados por excelentes Orquestras que fizeram muito sucesso no Vale do Paraíba e no Estado de São Paulo. A Festa do Pinhão e a Festa da Cidade, aconteciam na mesma época, sempre no mês de abril em que se comemora, no dia 29, o aniversário da Cidade.
No dia 09 de abril do ano de 1966, durante as festividades comemorativas à Festa do Pinhão, Escoteiros de Campos do Jordão, pertencentes ao “Grupo Jaguará” - “Patrulha Lobo”, na época, sob o comando de Ernani de Assis. Estavam acampados no centro da Vila Abernéssia, nos terrenos onde, até pouco tempo, estava sediado o Gazebo Municipal e, onde foi construído o Fórum Embaixador José Carlos de Macedo Soares.
OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Ernani de Assis, através da sobrinha Lucia de Assis.
|