Festa das Cerejeiras


Festa das Cerejeiras - FS134 - 05

Em 5 de outubro de 1968, o Prefeito Municipal em exercício, Arakaki Masakasu sancionou Lei da Câmara Municipal, de autoria do Vereador Fausto Bueno de Arruda Camargo, instituindo a Festa da Cerejeira em Flor.

As primeiras festas foram realizadas na Chácara “Cogumelândia”, em Vila Jaguaribe, então propriedade de Mário Utyiama, grande pesquisador, estudioso e conhecedor da arte de cultivar plantas, flores e toda espécie de vegetação. Posteriormente, as festas foram transferidas para o Bosque São Francisco Xavier ou “SAKURA HOME”, onde as cerejeiras floresciam em abundância, principalmente a variedade Yoko, plantadas por Hirofumi Haruna.

Organizada pelo Clube Cereja de Campos do Jordão, a sakura tem até festa anual. Nos meses de agosto, por exemplo, acontecem as edições da Festa da Cerejeira em Flor, evento que leva para a cidade público de 15 mil ou mais visitantes. Tipicamente japonesa, a festa de Campos do Jordão resgata costumes e tradições vindas do Oriente, oferecendo barraquinhas com artesanatos e comidas típicas como yakissoba, tempurá, udon, sushi e outros. Para animar os visitantes são organizadas apresentações de grupos de danças, típicas do Japão e outras como do ventre e livre, além do tradicional karaokê.

Na foto, um detalhe de uma das tradicionais Festas das Cerejeiras em Flor, realizada na década de 1970, no Bosque São Francisco Xavier ou “Sakura Home”.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -