Homenagem a Roberto Simonsen


Homenagem a Roberto Simonsen - FS134 - 09

Foto tirada durante a administração do Prefeito Municipal Dr. Orestes de Almeida Guimarães (15/12/1947 a 01/07/1949), que aparece de costas à direita, mostrando o monumento localizado nas proximidades da Fonte Simão, em Vila Capivari, especialmente construído para abrigar a placa da Avenida que homenageia o Senador Roberto Simonsen - Amigo de Campos do Jordão, ligando proximidades da antiga Colônia de Férias dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, atualmente Hotel Britânia, até proximidades da Ducha Chuva de Prata. Infelizmente, há muito tempo, esse monumento já não existe mais.

Um pouco sobre o Senador Roberto Simonsen:

Na década de 1920 começou a ser construído o primeiro hotel de turismo na Estância de Campos do Jordão que, infelizmente, por motivos financeiros teve a sua construção paralisada.

“O povo o chamava de Grande Hotel e quando sua construção já chegava às estruturas, Roberto Simonsen o adquiriu, em 1926, concluindo o grande casarão em estilo inglês, que veio a constituir-se depois na bela propriedade “Vila Simonsen”.

A esse tempo Emília e Robert Backer já exploravam a Pensão Inglesa, que adquiriu grande fama, pelo elevado nível social de seus hóspedes, alguns em tratamento, outros em vilegiatura.

Conta-se que Simão Cirineu Saraiva chegou a trabalhar nas obras de construção do referido Grande Hotel, iniciado pelo casal Backer, ocasião em que curou uma úlcera estomacal, bebendo as águas de uma fonte próxima, que, por isso, passou a ser chamada de Fonte Simão. A fonte à época pertencia aos Backer.

O Senador Robert Simonsen teve destacada atuação no processo de desenvolvimento de Campos do Jordão, e por isso, o Município, na administração Orestes de Almeida Guimarães, deu o seu nome à importante artéria que interliga Vila Capivari à Vila Inglesa, passando por sua magnífica propriedade.

A imprensa local prestou-lhe, ao seu falecimento, tocante homenagem: “O Senador Roberto Simonsen, que faleceu tão inesperadamente, quando discursava na Academia Brasileira de Letras, ao saudar o ministro belga, Van Zeeland, que pronunciava, naquele local, conferência, foi um vulto proeminente na vida pública brasileira”.

O Senador Simonsen colaborou decisivamente na construção de casas operárias nas Vilas Guarani e São Francisco, iniciadas pelo Círculo Operário. Usou de seu largo prestígio junto ao Governo de São Paulo, para a abertura da Estrada de Rodagem Campos do Jordão - São José dos Campos e para a obtenção de um prefixo para a emissora local, além de auxílios e donativos que prestou às mais diversas entidades assistenciais e hospitalares de Campos do Jordão.

A famosa Vila Simonsen erguida nas proximidades do Hotel Refúgio Alpino e Terazza Hotel, foi destruída pelo fogo em 22 de abril de 1981. A “Folha de São Paulo”, de 25 daquele mês, noticiou: “uma casa que abrigou 4 gerações de Simonsen e muitos e muitos amigos, gente importantíssima do Brasil e do estrangeiro, tais como: Afrânio Peixoto, Guilherme de Almeida, Assis Chateaubriand, Gilberto Freire, Alexandre Kafka, Antonio e Edgard Batista Pereira, Paulo Assumpção, prof. Pacheco e Silva, Carlos Pinto Alves, Paulo Siqueira Cardoso, e naturalmente, os grandes anfitriões que foram Raquel e Roberto Cochrane Simonsen”.

OBS: Do livro “História de Campos do Jordão”, páginas 181 e 182, da autoria do historiador e advogado Pedro Paulo Filho - Editora Santuário - 1986

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família Arakaki.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -