Recuperação de fotos


Recuperação de fotos - Recuperação

Qualidade das fotos publicadas no site

Há alguns dias, recebi e.mail da grande e querida amiga, Elda Randoli, minha professora do curso de admissão ao ginásio, no final da década de 1950, onde ela me disse o seguinte: “Edmundo. Incrível a quantidade e a qualidade das fotos que você tem. Todas bem claras, apesar do tempo, e com as pessoas devidamente identificadas.”

Fiquei muito feliz com essa preciosa observação e, de imediato, respondi: “Realmente. Procuro, muitas vezes, melhorar a qualidade das fotos no Photoshop. Acho que a qualidade é muito importante.”

Aproveitando essa observação da minha amiga Elda, entendo interessante, divulgar aos amigos, acostumados a acompanhar as fotos publicadas no site e, também, para aqueles que, por ventura, tenham a oportunidade de vê-las, saber em que estado são encontradas ou recebidas e, um pouco, sobre as dificuldades enfrentadas, especialmente, quando da necessidade da difícil recuperação de muitas.

Nesta semana estarei colocando no site, em “Fotos semanais”, algumas fotos que demonstram, claramente, um pouco do grande trabalho que procuro desenvolver, com muito cuidado, atenção e carinho, no sentido da recuperação e melhoria da qualidade das fotos. São fotos que recebo de grandes e queridos amigos e, também, conseguidas através de árduo e constante trabalho de pesquisa e garimpagem, ao longo de mais de trinta anos.

Durante todo esse tempo de pesquisa sobre fotos antigas e históricas que ajudam enaltecer a história e a cultura de Campos do Jordão, tenho conseguido fotos de excelente qualidade e que não dão trabalho algum para serem colocadas no site. São fotos da autoria de diversos fotógrafos famosos que, durante várias décadas, registraram imagens espetaculares de Campos do Jordão, de festividades diversas, encontros políticos, enfim, um pouco de tudo daquilo que aconteceu em nossa cidade ao longo dos anos. Lamentavelmente, muitas dessas fotos, impossibilitam a identificação da autoria, razão pela qual, grande quantidade de fotos publicadas, no site, deixa de conter essa importante informação.

Também, muitas das fotos recebidas ou conseguidas através da pesquisa realizada, apresentam qualidade bastante comprometida. Muitas, desgastadas pelo tempo. Outras, com rasgos comprometedores, dobras profundas, riscos, rabiscos, manchas de líquidos derramados sobre as mesmas, anotações feitas com caneta esferográfica, enfim, toda “sorte”, melhor dizendo, azar, de situações que interferiram na qualidade das mesmas, quase as inutilizando para sempre.

Recentemente, recebi álbum de fotografias históricas, em sua maioria, ampliadas, de bom tamanho e muito boa qualidade, porém, fiquei surpreso com a maneira inusitada, utilizada por seu proprietário, para identificar as datas, locais e nomes das pessoas que aparecem nessas fotos. Utilizando caneta esferográfica azul, ele escreveu em cima de detalhes importantes das fotos, inclusive, em cima das pessoas para melhor identificá-las. Com esse hábito, infelizmente, chegou a escrever em cima do rosto/cara das pessoas. Essas fotos, para limpá-las de todas essas anotações, estão dando um trabalho redobrado, especialmente, quando as anotações estão em cima do rosto das pessoas.

Desde o início desse trabalho, nunca recusei as fotos com a qualidade comprometida. Sempre as re-fotografei e depois das novas tecnologias, passei escaneá-las, como fiz e, atualmente faço, com as fotos de excelente qualidade. Sempre tinha em mente que, algum dia, alguma coisa poderia ser feita, visando recuperá-las ou melhorar a qualidade das mesmas. Felizmente eu estava certo. Com os excelentes programas especiais da informática moderna, é possível, com algum conhecimento dos mesmos, operar milagres e tornar grande quantidade dessas fotos, no passado, praticamente perdidas, em fotos de muito boa qualidade e que nos dão muito orgulho em exibi-las para todos apreciadores da nossa história e cultura. Essas fotos, depois de recuperadas, com certeza, dariam grande orgulho e felicidade aos seus reais autores, se soubessem que elas estão sendo importantes para a divulgação da nossa história e cultura.

Boa quantidade das fotos submetidas a esse minucioso e demorado processo de recuperação, realmente, dá muito trabalho. Muitas horas observando-as minuciosamente, com muita atenção, procurando, com muito cuidado, eliminar os inúmeros defeitos acima mencionados. Depois, a grande felicidade e satisfação de vê-las, praticamente novas ou renovadas, aptas a serem mostradas aos inúmeros apreciadores que, com certeza, muitos, jamais poderiam imaginar o trabalho desenvolvido no sentido da recuperação das mesmas.

Algumas poucas fotos recuperadas, infelizmente, perdem pequenos detalhes, impossíveis de serem recuperados, mas que não comprometem a qualidade geral das mesmas. Poucas fotos são impossíveis de serem recuperadas, especialmente aquelas que foram tiradas fora do foco como costumamos dizer. Por enquanto, é impossível recuperar o foco das fotos.

Muito difícil é recuperar fotos que comprometem rostos e faces de pessoas. Algumas vezes é até possível recuperar algum detalhe de cabelos, olhos, orelhas e até bocas. Impossível é recuperar a fisionomia, as feições do rosto, o semblante, a cara e a expressão particular de alguém, mesmo que seja bastante conhecido. Se desconhecido, pior ainda.

Assim sendo, vejam nas fotos anexadas neste trabalho, como estavam no início e como ficaram depois da recuperação através do “Photoshop” ou programas similares utilizados.

Espero que gostem dessa pequena demonstração do do árduo e demorado trabalho que desenvolvo no sentido da recuperação de fotos importantes que dignificam a nossa história e cultura.

Observo que, as fotos já recuperadas, mostradas nesta demonstração, fazem parte das que estão publicadas semanalmente no site.

Edmundo Ferreira da Rocha
17 de abril de 2013.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -