Monteiro Lobato fotografa Vila Capivari


Monteiro Lobato fotografa Vila Capivari - FS11 13

Linda paisagem mostrando parte do tradicional Bairro, Vila Capivari, no início da década de 1940, especificamente o trecho daAvenida Macedo Soares, existente entre o atual Market Plaza do Empresário João Dória Junior e o centrinho da Vila Capivari. É de reparar que o leito da Avenida Macedo Soares ainda era de terra, não contando com benfeitoria asfáltica.

Na foto, vendo-se ao fundo o maravilhoso Morro do Elefante, do lado esquerdo, o lindo sobrado que, durante muitos anos, pertenceu ao saudoso Benedito Olimpio Miranda, sendo sua residência e de sua família, proprietário da tradicional “Casa B.O.Miranda”, localizada nas proximidades, na Av. Victor Godinho, especializada em roupas e tecidos, na época, dirigida pelo saudoso amigo Sr. Moreira. Acredito que essa casa, ainda pertencente aos seus herdeiros. Há pouco tempo´, nessa linda casa, esteve estabelecido o Restaurante Santiago, sob o comando do Nelson e seu filho Nelsinho, filho e neto do saudoso Sr. José Manoel Gonçalves, do tradicional e conhecido Restaurante Nevada.

Na sequência, a casa que pertenceu até a década de 1980, ao grande ourivez, exímio fabricante de jóias finas, muito procuradas pelos admiradores, Bruno Steinmann; a casa onde durante muito tempo esteve estabelecida a Agência do Expresso Zefir que, com seus automóveis próprios, transportava de um a quatro passageiros entre Campos do Jordão e São Paulo e vice-versa, até a década de 1950. Esta casa estava situada em frente à residência do benemérito e memorável Embaixador José Carlos de Macedo Soares, que aparece em parte, do lado direito da foto, onde, atualmente, está sediado o Center Suiço; na sequência, a casa que pertenceu ao famoso e memorável escritor José Bento de Monteiro Lobato (18/04/1882 - 04/07/1948)quando esteve morando, temporariamente, aqui em Campos do Jordão,em seu lindo sobrado que ficava nessa Avenida Macedo Soares, em frente ao atual Center Suiço, tentando a cura para a tuberculose adquirida por um de seus filhos, o menino Guilherme Monteiro Lobato, falecido em fevereiro de 1939.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -