Histórica foto de uma grande aventura com a escalada da Pedra do Baú no dia 15 de agosto de 1957.
Na foto, uma pequena visão da saudosa casinha construída em cima da Pedra do Baú, dotada de 21 camas de campanha, especialmente para pernoite de alpinistas. Era feita de tijolos, com telhado de cobre, com sistema próprio para armazenamento das águas pluviais. Essa casinha foi construída pelo Empreiteiro Floriano Rodrigues Pinheiro, sob o patrocínio do empresário Sr. Luiz Dumont Villares. Na frente dessa casinha havia um pedestal que sustentava uma placa e um sino de bronze para ser tocado quando da conclusão das escaladas. A placa tinha os seguintes dizeres : “Refúgio Antonio Cortez / Escalado em 12.8.1940 / Inaugurado em 1948 / Altitude 1.900 Mts.”
Nada disso existe atualmente, a linda casinha do topo da Pedra do Bau, foi totalmente destruída por ações de puro vandalismo, juntamente com todos pertences que adornavam seu interior, inclusive diversos livros e objetos de decoração, cozinha com vários utensílios, lareira, sistema de água, a placa, o sino e muitas outras coisas, Hoje somente é possível ver alguns vestígios da sua fundação.
Na frente da foto, da esquerda para a direita: José Ireu Gonçalves Abrantes, Iracema Gonçalves Abrantes, Marion Arsch e Adolpho Gonçalves Abrantes.
Na parte de trás, na mesma ordem: o motorista Toledo, Norma, Áurea Gonçalves Abrantes, Carmem Astolfi, Elda Randoli e Onofre Martins Cardoso.
OBS: Foto gentilmente cedida pelas amigas: Edith Ogata e Elda Randoli
|