No começo da década de 1940, a Sra. Rita de Souza Lemos, em frente à “Photo Josias”.
Essa “Photo”, inicialmente, pertenceu ao grande fotógrafo Manoel Luiz Ferreira, com nome idêntico ao estabelecimento, também de sua propriedade, localizado na Vila Abernéssia. A “Foto Abernéssia” foi transferida, tempos depois, para o fotógrafo Josias C. Gonçalves. Ambos contribuíram de forma espetacular, com muito trabalho, carinho e dedicação para a preservação das imagens Jordanenses e para o sucesso da arte fotográfica em Campos do Jordão.
Algum tempo depois, com o nome de “Foto Capivari, já sob o comando do gentil e competente fotógrafo Sr. Jayr Antunes de Lemos que, anteriormente, já havia trabalhado com Manoel Luiz Ferreira e Josias C. Gonçalves”, foi transferida para o centrinho do bairro onde aumentou sua fama. Jayr Antunes de Lemos, durante várias décadas, registrou, para as gerações futuras, belas paisagens primitivas, importantes e inéditas e, também, momentos inesquecíveis da história de Campos do Jordão.
A “Photo Josias” estava localizada bem no local onde hoje está sediado o tradicional, admirado e procurado “Boulevard Genéve”, com sua arquitetura maravilhosa, digna da admiração de Jordanenses e, especialmente, dos turistas oriundos dos mais variados rincões brasileiros e do mundo que visitam Campos do Jordão. O “Boulevard Genéve” é o mais importante ponto de encontro dos turistas que freqüentam Campos do Jordão.
OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Jayr Antunes de Lemos Junior, o Jairzinho.
|