Vila Capivari - década de 1930


Vila Capivari - década de 1930 - FS137 - 11

Uma maravilhosa visão da Vila Capivari do final da década de 1930, com visão bem próxima à da foto anterior.

Do lado esquerdo da foto e bem próximo, está sediada a tradicional “Parada Damas”, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, em homenagem à família do Sr. José de Oliveira Damas que residia bem próximo, ao lado da Parada. Nessa mesma área, atualmente, estão sediados: Jardins Orientais, de propriedade da Família Nodomi, o Hotel “Palazzo Reale”, do amigo Carlão e alguns prédios de apartamentos.

No local da primeira casa que abrigava, na época, a “Pensão Capivari” e, depois, a tradicional “Vila Lola” da Sra. Gunda Bay Muller. A segunda casa que aparece na foto existe até esta data, a terceira que aparece somente o telhado, já demolida, pertenceu ao benemérito casal Dr. Adhemar Pereira de Barros e D. Leonor Mendes de Barros. No local, atualmente, está sediado um estacionamento de triciclos automotores para aluguel.

Na foto, o lindo Bondinho, revestido da madeira, de carreira como era chamado, da Estrada de Ferro Campos do Jordão que fazia o trajeto Estação Emílio Ribas, em Vila Capivari até a Estação Central de Pindamonhangaba.

Ao fundo, uma linda e maravilhosa visão dos morros da Tartaruga e Elefante, ainda, totalmente primitivos, sem as lamentáveis e destruidoras marcas que os descaracterizam e desfiguraram totalmente, para sempre, infelizmente. Marcas que alguns, inimigos da cidade com toda certeza, insistem em dizer que faz parte do progresso. Lamentável! Destruição e descaracterização irreversível de nossas belezas naturais, jamais podem fazer parte do que se denomina progresso!

Esses morros e muitos outros de nossa cidade, deveriam permanecer intocáveis para a posteridade. Quando muito, em seus topos poderia haver, simplesmente, um pequeno e discreto mirante para que todos, jordanenses e turistas, pudessem, sempre, observar a amplidão e beleza da maravilhosa paisagem da nossa cidade.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -