A cerca de cedrinhos da EFCJ


A cerca de cedrinhos da EFCJ - FS142 - 05

Uma bela foto da Vila Abernéssia do final da década de 1930, mostrando a antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Estacionado junto à plataforma da Estação, um dos tradicionais e saudosos bondes de passageiros, revestido externamente de madeira, que, normalmente, faziam as viagens do trajeto entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão e vice-versa.

Um pouco mais adiante, o antigo e famoso Cinema Jandyra, o primeiro de Campos do Jordão e a casa onde, durante vários anos, esteve sediado o Cartório do Registro Civil de Campos do Jordão, na época, sob comando do Oficial Sebastião Pinto. No mesmo local desse prédio onde esteve sediado o Cartório, posteriormente, foi construída a sede do famoso Banco Mercantil de São Paulo, pertencente ao Dr. Gastão Vidigal. Nesse mesmo prédio, atualmente, está sediada a famosa “Casas Bahia”.

Essa foto, a princípio, embora não pareça, é bastante histórica. É uma das poucas que deixa bem registrada a famosa e muito bem cuidada cerca viva de cedrinho, cipreste para alguns, muito bem cuidada, periodicamente aparada. Essa cerca viva foi plantada ao longo da ferrovia, desde a Parada Fracalanza e antigo Sanatório Sírio, até proximidades do antigo Cine Glória, atual Espaço Cultural Dr. Além, separando o leito da ferrovia da calçada de pedestres e via de acesso de veículos automotores. Infelizmente, essa cerca viva, foi totalmente cortada e retirada, em completo segredo, numa madrugada, no final da década de 1940, surpreendendo toda população jordanense, durante a administração do prefeito municipal Dr. Orestes de Almeida Guimarães (15/12/1947 a 01/07/1949). Anos mais tarde, em seu lugar, foram plantadas hortênsias que formaram lindas moitas ao longo da ferrovia. Na época da florada ficava maravilhoso. Infelizmente, também, foram retiradas na década de 1980.

Nota-se que a atual Av. Frei Orestes Girardi, situada em frente à Estação, anteriormente Av. Dr. Januário Miráglia, ainda não tinha qualquer tipo de calçamento.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Alexandre Myra Fernandes, através do amigo Pedro Paulo Filho.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -