O Dr. Robert John Reid e sua esposa, dona Emília, em 26 de fevereiro de 1929, promoveram a doação à Associação do Hospital Evangélico, do Rio de Janeiro, de uma área de 100 mil metros quadrados, situada no local denominado Itatinga, em Campos do Jordão, para a construção de um sanatório destinado ao tratamento da tuberculose.
Impôs condição de que erigisse o Sanatório, dentro de 7 anos, após a doação.
Com efeito, a 30 de junho de 1935 era inaugurado o Sanatório Ebenezer, que, em 31 de maio de 1949 foi transferido por doação, à Associação Cristã de Beneficência, de São Paulo, representada por Benjamin Hunnicut.
Foi em 16 de maio de 1977 que a Associação Cristã, por seus diretores Benjamin Hunnicut e Hélio Ker Nogueira, doava o imóvel com suas instalações à Associação Evangélica Beneficente.
Foi diretor-clínico, por longos anos, do Sanatório Ebenezer, o Dr. Antonio Nicola Padula. O Hospital foi desativado na década dos anos 70. No passado foi seu médico o Dr. José Rosemberg, e por 16 anos sua administradora, Miss Carita O’Sulivan.
OBS: Histórico do Livro “História de Campos do Jordão” da autoria do Escritor Pedro Paulo Filho, Editoria Santuário - 1986, Páginas 300 e 301.
- Foi nesse antigo e histórico Sanatório Ebenezer, situado nas proximidades do Bairro Umuarama, que o famoso, premiado e renomado Pintor Camargo Freire ficou internado, quando veio para Campos do Jordão, na década de 1940, em busca da cura para a tuberculose.
|