Fonte Luminosa - V.Abernéssia


Fonte Luminosa - V.Abernéssia - FS146 - (1)

Durante a administração municipal do prefeito Miguel Lopes de Pina (01/01/1963 a 31/12/1966) foram construídas duas fontes luminosas sonoras, uma na Praça da Bandeira, Jardim da Vila Abernéssia e outra no Jardim da Vila Capivari, na Praça de São Benedito.

A foto, da década de 1960, mostra a Fonte Luminosa Sonora, da nossa saudosa e original Praça da Bandeira ou Jardim da Vila Abernéssia. Esse Jardim, inaugurado no dia 19 de novembro de 1942, tinha seus canteiros bordados com os tradicionais e inesquecíveis buxinhos, ao fino estilo clássico francês, desenhados, especialmente, pelo saudoso, famoso e hábil artista plástico Carlos Barreto, que residiu em Campos do Jordão, em busca da cura para a tuberculose. O tradicional Jardim de Vila Abernéssia e os lindos canteiros de buxinhos, infelizmente, foi quase totalmente descaracterizado no ano de 2012.

A Fonte Luminosa Sonora da Praça da Bandeira - Jardim da Vila Abernéssia foi inaugurada no dia do 92º aniversário de Campos do Jordão, em 29 de abril de 1966. Quando em funcionamento, agradava os expectadores com finos repertórios musicais que pareciam auxiliar os jatos d´água multicoloridos, que pareciam dançar ao som das mesmas. Essa fonte exibia 13 (treze) evoluções variadas e sincronizadas de jatos multicoloridos.

A Fonte do Jardim da Vila Abernéssia, quando foi construída, infelizmente, acabou com uma das coisas mais belas do nosso jardim, a nossa saudosa e maravilhosa pérgula das glicínias. Claro, quando a fonte foi inaugurada foi um sucesso, uma grande novidade para uma cidade pacata como Campos do Jordão. Durante alguns anos foi grande atração para Jordanenses e turistas, especialmente nos finais de semana. Posteriormente, depois de ter passado um bom tempo praticamente sem utilização, há alguns anos, foi restaurada e um pouco modificada, especialmente a sua iluminação e, ficando desprovida do som inicial - mas permanece em funcionamento somente com jatos d´água.

Ao fundo o atual Mercado Municipal, o prédio do antigo Almoxarifado da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, a Agência do Banco do Estado de São Paulo - BANESPA, ao lado da saudosa e tradicional “Casa Pedro Paulo”.

OBS: Foto gentilmente cedida pela Família de Miguel Lopes de Pina.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -