Silvio Santa Clara nosso primeiro locutor


Silvio Santa Clara nosso primeiro locutor - FS12 15

O grande amigo Silvio Banciella Santa Clara foi um dos primeiros locutores da nossa saudosa radioemissora de Campos do Jordão, a ZYL-6, a mais alta do Brasil, que transmitia com a freqüências de 1.560 kilociclos na antena, Silvio Banciella Santa Clara.

Silvio era um dos filhos do saudoso Sr. Bernardo Santa Clara, o primeiro proprietário da tradicional e famosa “Padaria Santa Clara”, o estabelecimento comercial mais antigo de Campos do Jordão, fundado no ano de 1915 - posteriormente passando às mãos do também saudoso amigo Sr. Victor Gonçalves –, até hoje em plena atividade, agora sob a direção de Valtinho Gonçalves, filho do Sr. Victor.

Silvio começou trabalhando em Campos do Jordão, com apenas 14 anos de idade, no ano de 1938, como locutor no serviço de alto falante denominado “Rádio Clube de Campos do Jordão”, de propriedade do grande Jornalista Santista, amante incondicional de Campos do Jordão, Otávio Bittencourt e Benedito Vaz Dias, o Vazinho, também proprietários do “Campos do Jordão Jornal”. Aliás, Otávio Bittencourt, segundo o próprio Silvio Santa Clara, foi quem inspirou o nascimento do jornalismo jordanense e quem semeou a primeira semente do rádio em Campos do Jordão.

Silvio Santa Clara disse também que, no ano de 1938, a maioria da população não possuía em casa um aparelho de rádio, assim, acompanhava com interesse o trabalho do serviço de alto falante. Os jogos da Copa do Mundo de Futebol do ano de 1938, foram todos retransmitidos e acompanhados pela população, através desse serviço de alto falante.

No ano de 1947, contando com o prestígio do Senador Roberto Simonsen e do Embaixador José Carlos de Macedo Soares e o trabalho do médico Francisco de Moura Coutinho Filho, Délio Rangel Pestana, Luiz Pereira da Silva Filho, Waldir Alves de Mello, e José Péricles foi fundada a Rádio Emissora de Campos do Jordão. Nessa época, ainda em fase experimental, que Silvio Santa Clara passou a integrar o quadro da Emissora como locutor. Posteriormente foram fazer parte do quadro o Agripino Lopes de Moraes, Carlos Bertoni, Wulmário Bensabath, Waldomiro Januzzi, Leocádio Gomes e Mário Fernandes.

Nessa época o médico Dr. Francisco de Moura Coutinho mantinha no ar da Rádio Emissora, programa sobre saúde. Também, foi o responsável pela leitura de inúmeros trabalhos da autoria do poeta Guilherme de Almeida, O Príncipe dos Poetas Brasileiros.

Quando Otávio Bittencourt retornou para sua terra natal Santos, levou, com apenas 16 anos de idade, Silvio Santa Clara para trabalhar como locutor na Rádio Clube de Santos, onde trabalhou por diversos anos, transferindo-se posteriormente para uma rádio na cidade de São Paulo.

Silvio posteriormente ingressou no quadro do funcionalismo público estadual, junto à Secretaria da Fazenda do Estado e passou a residir na cidade de Registro-SP., onde permaneceu, com a família, pelo resto da vida. Silvio, lamentavelmente nos deixou no dia 05 de fevereiro de 2008 e, com certeza, levou consigo muita saudade e grande parte da história de Campos do Jordão.

Agradeço ao Silvio por tudo que ele me encaminhou como contribuição valiosa, para formação do meu acervo fotográfico e histórico de Campos do Jordão e, também, várias de suas preciosas anotações e relatos, jornais antigos, grande quantidade de recortes contendo poesias de diversos poetas jordanenses que aqui residiram durante as décadas de 1940 e 1950.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -