Foto primitiva da região central da Vila Capivari na década de 1930. Na foto, à esquerda, a antiga e primeira Igreja de Vila Capivari, a princípio, denominada Igreja de Santa Terezinha, considerando que nessa época ainda não existia a nossa Igreja Matriz de Vila Abernéssia que passou a ter esse nome. A Igreja de Vila Capivari, construída no ano de 1929, posteriormente demolida no ano de 1940, deu lugar à atual Igreja de São Benedito, construída exatamente no mesmo local.
O local da foto é o que chamo de: O famoso triângulo das “Bermudas” formando o centrinho da Vila Capivari. À direita, parte do antigo prédio onde, inicialmente, esteve estabelecido o Armazém do Sr. Luiz Damas, posteriormente a Casa Pedro Paulo, o Empório São Paulo, a Loja de Decorações Henry Matarasso, posteriormente Malú Decorações, situado no mesmo local da moderna e bela Loja da Malú Decorações. Bem à direita, a casa onde foi estabelecido o primeiro Fotógrafo de Campos do Jordão, na década de 1930, Sr. Josias, posteriormente de propriedade dos Drs. Élbio Camillo e seu sogro Dr. João Toniolo, situada no local onde hoje está sediado o tradicional, admirado e procurado “Boulevard Genéve”, ponto de encontro de grande parte dos turistas que freqüentam Campos do Jordão.
Na foto, da esquerda para a direita: dois não identificados e o saudoso Sr. José Félix da Silva, o Sr. Zé Félix como era muito conhecido, foi um grande profissional ligado à área da arte na pintura da construção civil de Campos do Jordão. Durante várias décadas, ele e a equipe de experientes pintores, foram os responsáveis pela pintura de inúmeras residências e prédios comerciais de Campos do Jordão. Trabalhou nesses serviços desde a década de 1940 até a década de 1970, época em que os pintores, sabiam e eram obrigados a preparar diversos tipos de tintas, com inúmeras tonalidades, misturando vários materiais e diversas pigmentações. Nessa época, ainda não existiam as tintas prontas e já preparadas, como hoje encontramos em qualquer loja especializada.
OBS: Foto gentilmente cedida pela amiga Lucy Mara Reusing.
|