Joaquim Tavares Libânio


Joaquim Tavares Libânio - FS149 - 01

Joaquim Tavares Libânio

Abaixo, parte da reportagem publicada no Link:

http://www.reservaer.com.br/galeriahonra/aviacaomilitar/(38)bellancach-300.html

“Durante a viagem realizada pelo Presidente Getúlio Vargas à Argentina e Uruguai em maio de 1935, dois aviões Bellanca participaram dessa representação, acompanhados de sete Vought Corsair, e três aviões Boeing. Participaram do deslocamento o Tenente-Coronel Gervásio Duncan de Lima Rodrigues, comandante da esquadrilha, os Majores Henrique Raymundo Dyott Fontenelle, Antonio Fernandes Barbosa e Samuel Ribeiro Gomes Pereira, os Capitães Casemiro Montenegro Filho, Orsini de Araújo Coriolano, Estevam Leite de Rezende, Joaquim Tavares Libânio, João de Almeida, José Vicente Faria Lima, Oswaldo Balloussier, Miguel Lampert, Geraldo Guia de Aquino e Sócrates Gonçalves da Silva, e 1º Tenentes Armando Serra de Menezes, Victor da Gama Barcellos, Hortêncio Pereira de Brito, Victor Barroso Coelho, Almir dos Santos Polycarpo, Abel Veríssimo de Azambuja e Dirceu de Paiva Guimarães.”



A seguir, matéria gentilmente cedida pelo autor, José Gonçalves, “MOMENTOS DE GLÓRIA DO NOSSO ESPORTE - ATUALIDADES E MEMÓRIAS”, publicada no Jornal “Impacto Vale News” de Campos do Jordão, do ano de 1997, registrando fatos importantes da vida do coronel Joaquim Tavares Libânio e seus méritos na aviação e no tênis de mesa.

Na foto: O coronel Joaquim Tavares Libânio ao lado do avião de uso do Correio Aéreo Nacional - CAN, cedida pelo mesmo, por ocasião da entrevista.

“Foi em um dia do ano de 1997, cuja memória não me permite mais precisá-lo, que vivi uma das maiores emoções de minha vida como colunista esportivo iniciante, quando a convite do Coronel Joaquim Tavares Libânio, fui a sua residência localizada à Rua Victor Godinho, em Vila Capivari onde passamos alguns momentos conversando com esse que é um grande jordanense de coração.

Coronel da Aeronáutica e esportista emérito, Joaquim Tavares Libânio na ocasião fez questão de me falar um pouco de sua vida, cujo relato sucintamente abaixo transcrevo.

Natural de Ouro Fino - MG, nascido em 29 de outubro de 1905, veio para Campos do Jordão em 1941.

Entre uma conversa e outra disse-me ele que uma de suas maiores emoções de sua vida quase centenária, fora o fato de ter sido condecorado pelo Exmo. Senhor Presidente da Republica com a Ordem do Mérito Aeronáutico e promovido à Coronel em Reconhecimento aos grandes serviços prestados á Aeronáutica Brasileira.

Iniciou sua carreira militar em 1923, no Realengo, na Escola Militar, formando-se em 1929.

Participou da Revolução de 1930 e é considerado um dos pioneiros da Aviação Brasileira, destacando-se no CAN - Correio Aéreo Nacional.

Um fato interessante a documentar para a história é que em maio de 1935, quando o Presidente da República Getúlio Vargas foi à Argentina e ao Uruguai três aviões Boeing integraram a representação acompanhados de sete Vought Corsair e dois Bellanca, sendo que dentre os pilotos estava o Cel. Joaquim Tavares Libanio.

Líbânio voou 2.500 horas cortando este país de dimensões continentais, de ponta a ponta, mas não só na aviação ele se destacou e conquistou seus méritos na brilhante carreira militar.

Entre nos, a partir dos 42 anos, começou a ministrar aulas de tênis de mesa, tanto no Tênis Clube, como no Campos do Jordão Futebol Clube.

Libânio foi Campeão Paulista de Tênis de Mesa e colecionador de importantes livros estrangeiros que regem a matéria, dentre os quais o “Table-Tennis”, de Eric Hyde (1949), “Top Notch Table Tennis”, de Emily M. Fuller (1948) e “Table Tennis” de Jay Purves (1942).

Em 1992, no dia 22 de novembro, foi homenageado por alguns esportistas jordanenses com uma raquete autografada pelos esportistas Ernesto N. Kohiyama, Marcos Lessin, Benedito Passos, Gilberto I. Kosawa, Sylvio Yoshihiro, Iriya (Silvô), entregue durante um torneio em nossa cidade em sua homenagem.

Na oportunidade dessa descontraída conversa com este colunista, apesar de sua avançada idade , com impressionante lucidez recordou com emoção suas façanhas, quer na aviação brasileira quer no Tênis de Mesa, onde sempre prezou pela técnica e disciplina.

Foram momentos emocionantes e agradáveis que passamos juntos.

O coronel Joaquim Tavares Libânio, não só pelas façanhas e pelo pioneirismo que o destacaram no cenário nacional da Aviação Civil e que mereceu o destaque maior e o reconhecimento da Nação Brasileira, mas em especial pela dedicação ao esporte e incentivo prestados à juventude jordanense, com certeza figurará para sempre nos anais dos Momentos de Glória do Nosso Esporte.”

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -