Na foto de 23 de julho de 1961, da direita para a esquerda, cel. José Tavares Libânio, a esposa D. Elza, não identificado, D. Maria e o marido cel. Joaquim Tavares Libânio, vestindo seu tradicional macacão de trabalho. Por baixo, como ele mesmo dizia, estava sempre de calça e camisa social com gravata. Na oportunidade, admiravam a paisagem da região, durante a inauguração da residência, construída na chácara/sítio, deste último, denominado Fazenda Natal, localizada no Bairro da Água Santa, em Campos do Jordão: filho do casal Libânio Tavares Libânio e Francisca de Paula Tavares, segundo filho de uma família de sete irmãos, sendo a primeira mulher e os demais, seis homens, nasceu em 29 de outubro de 1905, na cidade de Ouro Fino - MG.. Veio para Campos do Jordão no ano de 1941, já reformado como Major da Aeronáutica, onde serviu por muitos anos como aviador, tendo prestado relevantes serviços, especialmente junto ao Correio Aéreo Nacional.
Aqui em Campos do Jordão, sempre foi conhecido como Major Libânio, mesmo depois de ter sido promovido a Coronel aviador. Residiu por muitos anos na Rua Deputado Plínio de Godoy, em Vila Capivari. Foi casado com D. Maria Libânio.
Foi temível, respeitado e habilidoso jogador de tênis de mesa, tendo se sagrado inúmeras vezes, campeão, na categoria individual e em duplas.
Na década de 1960 mudou-se com a esposa Maria e a filha Leonor, para sua chácara/sítio localizada no Bairro da Água Santa, denominado “Sítio Cotiara”, onde construiu uma bela e aconchegante residência, com tudo para dar um excelente conforto.
|