Bondinhos de duas épocas


Bondinhos de duas épocas - FS153 - 03

Esta foto histórica, do dia 15 de outubro de 1968 mostra junto à plataforma de Estação Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, duas gerações muito distantes de bondinhos da ferrovia.

Do lado esquerdo, um dos tradicionais bondinhos movidos a eletricidade que, normalmente, fazem o trajeto entre as Vilas Capivari e Abernéssia. Inicialmente, eram da cor cinza. Posteriormente, pintados de vermelho, como os tradicionais Bondes vermelhos utilizados na cidade de São Paulo. Também, nossos simpáticos e lindos bondinhos, até a década de 1960, eram carinhosamente chamados de “camarão”. Atualmente, mesmo depois de algumas décadas, com as cores amarelo e vermelho, continuam sendo chamados por muitos, especialmente os mais antigos, como bondinhos “camarão” da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Do lado direito, a primeira automotriz movida à gasolina, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, a subir a Serra da Mantiqueira no ano de 1917. Essa automotriz foi construída com motor de 22 HPs, de potência, fabricado pela Mercedes Benz.

Essa automotriz, depois de recolhida à garagem e oficinas da Estrada de Ferro Campos do Jordão, sediada na cidade de Pindamonhangaba, foi totalmente recuperada, inclusive, seu motor foi restaurado pela própria Mercedes Benz. Continua guardada nessa garagem da ferrovia e aguarda a criação do Museu Ferroviário que, com certeza, deverá ser montado nas dependências anexas da Estação Emílio Ribas de Vila Capivari, para onde, juntamente com outras relíquias pertencentes à ferrovia, deverá ser transferida e exposta à visitação pública.

Na foto, em cima da frente do Bondinho à gasolina, o saudoso Luiz Marcondes Ferreira, o conhecido Luiz do Bondinho que, durante mais de três décadas, foi funcionário da ferrovia, inclusive, um dos motorneiros que trabalhou e dirigiu os Bondinhos amarelo e vermelho.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -