Femucar - década 1990


Femucar - década 1990 - FS154 - 04

No final da década de 1990, uma foto histórica do Festival de Música Carnavalesca - FEMUCAR, criado no ano de 1980, por ilustres pessoas de Campos do Jordão, visando estimular a criação de composições inéditas de marchinhas carnavalescas e marchas-rancho. Esse tipo de festival foi muito bem aceito e sua fama acabou por incentivar outras cidades a criarem festivais semelhantes. Dentre outras cidades destacamos a cidade de São Luiz do Paraitinga que criou o seu já afamado “Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga”, reconhecido em todo território nacional.

Dentre vários que se destacaram na criação e organização do nosso FEMUCAR não podemos esquecer das figuras ilustres de: José Corrêa Cintra, o conhecido seu Zezinho Cintra, entusiasta, dedicado animador e apresentador de inúmeras edições desse Festival, desde as primeiras, realizadas no extinto salão da Sociedade de Educação e Assistência - SEA - Frei Orestes Girardi, atualmente, ocupado pela nossa Câmara Municipal e, também, do Paulo Antenor de Souza, o conhecido Paulo Viola.

Esses Festivais são muito importantes, pois incentivam a continuidade da cultura carnavalesca, propiciando, dando oportunidade ao aparecimento de grandes e talentosos compositores, não só de Campos do Jordão, do Sul de Minas Gerais e de diversas cidades do Vale do Paraíba. O FEMUCAR de Campos do Jordão já conta com reconhecida notoriedade no Estado de São Paulo.

Juntamente com o FEMUCAR que é um importante evento que reúne a família Jordanense e, também, grande público de turistas que visita Campos do Jordão com a finalidade de assistir a um verdadeiro Carnaval do interior, é realizado o concurso para escolha do Rei Momo, da Rainha do Carnaval e, também, o concurso de fantasias.

No palco do nosso antigo Cine Glória, atual Espaço Cultural Dr. João Pedro Além, momento da entrega dos troféus aos vencedores do FEMUCAR.

Na foto do final da década de 1990, dentre outros não identificados: ao centro, o saudoso Jayr D´Ávila, grande idealista e divulgador da história de Campos do Jordão, por várias décadas, através do seu saudoso Jornal “Impacto Vale News”.

Ao fundo: A primeira dama do Município Miriam Morgado e o marido prefeito municipal Oswaldo Gomes da Silva Filho, o conhecido Oswaldinho (01/01/1997 a 31/12/2000) e o vereador Ricardo Malaquias Pereira.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -