Vila Capivari - 1970


Vila Capivari - 1970 - FS156 - 03

Uma maravilhosa visão da Vila Capivari do início da década de 1970.
Do lado esquerdo da foto e bem próximo, está sediada a tradicional “Parada Damas”, da Estrada de Ferro Campos do Jordão, em homenagem à família do Sr. José de Oliveira Damas que residia bem próximo, ao lado da Parada. Nessa mesma área, atualmente, estão sediados: Jardins Orientais, de propriedade da Família Nodomi, o Hotel “Palazzo Reale”, do amigo Carlão e alguns prédios de apartamentos.

A primeira e linda casa, anteriormente abrigava a “Pensão Capivari”, depois a tradicional “Vila Lola” da Sra. Gunda Bay Muller. A segunda casa que aparece na foto existe até esta data, a terceira que aparece somente o telhado, já demolida, pertenceu ao benemérito casal Dr. Adhemar Pereira de Barros e D. Leonor Mendes de Barros. No local, atualmente, está sediado um estacionamento de triciclos automotores para aluguel.

Na foto, os trilhos da Estrada de Ferro Campos do Jordão que, utilizando bondes especiais faziam o trajeto Estação Emílio Ribas, em Vila Capivari até a Estação Central de Pindamonhangaba.

Ao fundo, uma linda e maravilhosa visão dos morros da Tartaruga e Elefante, ainda, totalmente primitivos, sem as lamentáveis e destruidoras marcas que os descaracterizam e desfiguraram totalmente, para sempre, infelizmente. Marcas que alguns, inimigos da cidade com toda certeza, insistem em dizer que faz parte do progresso. Lamentável! Destruição e descaracterização irreversível de nossas belezas naturais, jamais podem fazer parte do que se denomina progresso!

Esses morros e muitos outros de nossa cidade, deveriam permanecer intocáveis para a posteridade. Quando muito, em seus topos poderia haver, simplesmente, um pequeno e discreto mirante para que todos, jordanenses e turistas, pudessem, sempre, observar a amplidão e beleza da maravilhosa paisagem da nossa cidade. Na época da foto, ainda não existia o Teleférico pertencente à Estrada de Ferro Campos do Jordão, mas, no topo do Morro do Elefante já existia o Belvedere.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo José Luiz Esteves

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -