Círculo Operário - 1957


Círculo Operário - 1957 - FS156 - 11

A foto mostra parte da Sessão Solene, realizada no dia 1º de maio de 1957, em comemoração ao “Dia do Trabalho” e ao 12º aniversário da fundação do saudoso Círculo Operário de Campos do Jordão, situado na Vila Guarani, próxima à Vila Jaguaribe.

Na foto, da esquerda para a direita:

- Emydio José Ferreira dos Santos, emérito e dos mais famosos esportistas jordanenses, que trouxe muitas glórias para o esporte, especialmente na área do atletismo. Emydio veio para Campos do Jordão na década de 1940, como muitos, doente, em busca da cura. Foi o responsável pelo nascimento das primeiras manifestações de atletismo em Campos do Jordão. Em agosto de 1949, sob seu comando, os atletas jordanenses participaram de inúmeras provas de atletismo, em São Paulo, contra o Clube Recreativo da Penha. Nessa oportunidade, Emydio conquistou os seguintes prêmios: 3º lugar em corrida de 75 metros rasos; 3º lugar em 300 metros rasos; 2º lugar em 600 metros rasos; 1º lugar em 83 metros com barreiras. Emydio dos Santos, durante muito tempo, trabalhou como motorista da perua utilizada para transporte de hóspedes, dirigentes e funcionários do saudoso Hotel Rancho Alegre; 3º lugar em arremesso de peso; 1º lugar em salto em extensão; 1º lugar em salto triplo.

- Romeu Negreiros Mezzacappa, foi o maior desportista que já passou por Campos do Jordão, sempre muito interessado na divulgação e valorização dos esportes em geral, por diversos anos, enquanto esteve em Campos do Jordão, foi o fiel comandante da atualmente extinta e saudosa C.M.E. - Comissão Municipal de Esportes que engrandeceu e divulgou o esporte da nossa Cidade.

- Geraldo Osório de Figueiredo, pessoa que participou ativamente do crescimento e da vida de Campos do Jordão, tendo participado brilhantemente em diversas entidades beneficentes e beneméritas, dentre elas, a Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi. Também foi, durante muitos anos, destacado funcionário do Gabinete da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, tendo, inclusive, em algumas oportunidades, interinamente, assumido o cargo de Prefeito Municipal.

- Frei Getúlio Reimann, Vigário da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Campos do Jordão (04/10/1949 a 15/02/1959); Joaquim Calleres do Amaral, Investigador de Polícia, lotado na Delegacia de Campos do Jordão, na época, Presidente do Círculo Operário de Campos do Jordão; Dr. Salles, advogado aposentado que veio para Campos do Jordão, de Belém do Pará, com toda sua família, em busca do clima para auxiliar na cura da tuberculose; Sr. Sebastião Alves Rodrigues, o conhecido Sebastião do Sindicato e, ao microfone, o vereador Miguel Lopes de Pina (01.01.1956 a 31.12.1959), na época, vice-presidente do Círculo Operário de Campos do Jordão.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Miguel Lopes de Pina.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -