Zézinho Cintra


Zézinho Cintra - FS157 - 01

Na foto da década de 1980, o saudoso José Corrêa Cintra, o conhecido seu Zezinho Cintra e a esposa Norma Costa Cintra.

José Corrêa Cintra, o quinto filho da numerosa e laboriosa Família Cintra, do Patriarca Sr. Aristides Lopo Cintra e da Matriarca D. Julia Theodorica Cintra, composta de onze filhos ilustres. D. Julia, a Matriarca da Família, depois do falecimento do marido, orientada e a pedido do filho Joaquim Corrêa Cintra que havia vindo morar em Campos do Jordão, em busca de tratamento de saúde, com os demais filhos, na década de 1940, também, aqui veio morar no ano de 1947. O filho Antônio Corrêa Cintra faleceu pouco tempo depois que chegaram a Campos do Jordão. Com dez filhos aqui permaneceu morando por toda sua vida. Os dez filhos por ordem de nascimento - Theodoro Corrêa Cintra, Joaquim Corrêa Cintra, Ângelo Corrêa Cintra, o Zico, Sebastião Corrêa Cintra, José Corrêa Cintra, Aristides Corrêa Cintra, Daniel Corrêa Cintra, Pedro Corrêa Cintra, Jonas Corrêa Cintra e a caçula da família, Maria de Lourdes Corrêa Cintra.

Seu Zezinho Cintra foi homem de muitas atividades aqui em Campos do Jordão. No início trabalhou no Bar e Restaurante Elite, atualmente “Senadinho”, de propriedade da Família Cintra desde os idos de 1947. Depois, por muitos anos e décadas, trabalhou com o irmão Joaquim Corrêa Cintra na importante Gráfica “A Cidade” que chegou a lançar o importante Jornal “A Cidade” que, durante muitos, foi o órgão da imprensa de Campos do Jordão, responsável pela divulgação da nossa história, cultura e principais notícias da cidade. Posteriormente, também por várias décadas, o Seu Zezinho Cintra foi o responsável pela importante e prestigiada Gráfica da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi, ensinando as artes gráficas às crianças amparadas pela importante Entidade.

Seu Zezinho Cintra foi homem de inúmeras e importantes atividades, sempre ligadas ao fortalecimento da história e da cultura de Campos do Jordão, valorizando as pessoas e divulgando o nome de nossa cidade muito além de nossas fronteiras.

Sempre, nas diversas e diversificadas atividades desenvolvidas pelo Seu Zezinho Cintra, tinha a seu lado, ajudando, colaborando e prestigiando seu valoroso trabalho, sua dedicada e valorosa esposa Norma.

Dentre as inúmeras atividades desempenhadas pelo Seu Zezinho Cintra, valorizando e enriquecendo o nome de Campos do Jordão, tendo a companhia da esposa, podemos destacar algumas que, jamais poderão ser esquecidas:

- Apresentações de programas de auditório nas dependências da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi e depois, no Salão da SEA, atualmente utilizado pela Câmara Municipal de Campos do Jordão. Esses programas eram muito apreciados por boa parte da população jordanense e tinham forte e grande audiência. Um deles, denominado “A garotada comanda”, foi apresentado pelo Seu Zezinho Cintra com o apoio e ajuda da esposa Norma, por mais de trinta anos. Esse programa evoluiu e, durante as apresentações, por muitos anos, foi muito concorrido o “Show de calouros”, dando oportunidade ao aparecimento de muitos valorosos cantores. Também foi muito importante o programa “Domingo alegre da juventude”, apresentado pelo Seu Zezinho Cintra, no Salão da SEA.

- Foi apresentador, praticamente oficial e insubstituível, de muitas solenidades cívicas, comemorativas do aniversário da cidade, ocorridas nos dias 29 de abril, do dia da Independência em 07 de setembro e, também, em desfiles carnavalescos.

- Foi apresentador prestigiado, dedicado e animado de inúmeros shows diversos e musicais, apresentados nas Sedes Sociais - do Abernéssia Futebol Clube, Círculo Operário de Campos do Jordão, Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes, Cine Glória, Espaço Cultural Dr. Além e em alguns hospitais da cidade.

- Criou com apoio de sua esposa Norma, o Concurso de “Miss Bairro” que, infelizmente, depois de algumas edições, foi paralisado.

- Participou de várias apresentações teatrais, ao lado atores importantes de Campos do Jordão e da esposa Norma, realizadas no palco do nosso saudoso Cine Glória.

- Foi eficiente e dedicado apresentador de shows diversos realizados na Praça de Vila Capivari, especialmente, durante as realizações do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

- Foi o criador, incentivador e, durante muitos anos, animador e dedicado apresentador do Festival da Viola, criado no ano de 1979 e do FEMUCAR - Festival de Músicas Carnavalescas, sempre contando com a colaboração, incentivo e dedicação da esposa Norma. No ano de 2001, com a saúde muito comprometida, às duras penas, apresentou pela sua última vez, o Festival da Viola. Ele nos deixou, porém a semente do Festival, plantada com muito carinho, continua germinando, permanecendo produzindo seus frutos até os dias atuais.

- Foi, ainda, apresentador oficial de várias edições da nossa “Oktoberfest de Campos do Jordão”.

- Pertenceu ao Conselho Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, prestando relevantes serviços em prol da história e da cultura de Campos do Jordão.

- Foi o criador de incentivador do Concurso de Jardins junto à Prefeitura Municipal de Campos do Jordão onde, anualmente, uma equipe formada por pessoas entendidas e especializadas em jardins, percorriam grande quantidade de jardins de Campos do Jordão inscritos durante alguns meses do ano, para ver, registrar fotograficamente e decidir quais os melhores em diversas categorias. Dentre as categorias de jardins inscritos e julgados, durante esses concursos, podemos destacar: jardins comerciais, jardins de hotéis, jardins residenciais nas categorias - mini, pequenos, médios e grandes jardins. Em cada categoria era oferecido aos vencedores, um troféu com placa alusiva, entregue aos responsáveis pelos jardins, em cerimônia oficial, previamente marcada, realizada no salão do Cine Glória e Espaço Cultural Dr. Além. Também, nessas oportunidades, eram entregues medalhas aos jardineiros responsáveis pela criação e manutenção dos jardins. Nesse trabalho, sempre foi importante a colaboração, a dedicação, a competência e o incentivo de algumas pessoas muito importantes como: o próprio Seu Zezinho Cintra e a esposa Norma, D. Helena Marinho, D. Elza Mansur, a conhecida D. Elza da Avon, Maria Inês de Oliveira Nascimento Marinho, André Luiz Abrantes Cecília e muitas outras pessoas.

- Foi animador de inúmeras quermesses beneficentes realizadas para prestigiar e angariar fundos para as atividades assistências da Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, da própria SEA e de algumas outras entidades assistenciais de Campos do Jordão.

- Foi, durante algum tempo, Secretário Adjunto de Turismo da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, tendo valorizado nosso turismo e a cidade.

- Foi grande colaborador e incentivador de muitas atividades e campanhas desenvolvidas através dos microfones da nossa saudosa Radioemissora de Campos do Jordão, a mais alta do Brasil, com seus 1.560 kilociclos.

- Foi, em inúmeras oportunidades, o apresentador oficial, o Mestre de Cerimônias da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

- Foi ainda, vereador à Câmara Municipal de Campos do Jordão (01.01.1983 a 31.12.1988).

- Saudade!...muita saudade, eterna saudade do Seu Zezinho Cintra que, com certeza, além de insubstituível, faz muita falta em Campos do Jordão.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -