Livro sobre Estrada de Ferro C.Jordão


Livro sobre Estrada de Ferro C.Jordão - FS159 - 14

Nos dias 13 e 14 de junho de 2008, nas cidades de Pindamonhangaba e Campos do Jordão, na presença de autoridades municipais e estaduais, foi feito o lançamento do livro "História da Estrada de Ferro Campos do Jordão – Uma escalada para vida".

A obra é da autoria do escritor e historiador Pedro Paulo Filho em co-autoria, com fotos do acervo de Edmundo Ferreira da Rocha.

O livro conta com detalhes, registros históricos, documentos e fotos, todo o surgimento da Estrada de Ferro Campos do Jordão, desde seu início e construção, entre 1912 e 1914, abrindo caminho em meio à Serra da Mantiqueira, bem como sua importante utilização no transporte de enfermos com tuberculose para tratamento entre Campos do Jordão e São Paulo, até os tempos atuais, com sua utilização exclusivamente turística.

No sábado, 14/junho/2008, a partir das 18h30, o lançamento do livro aconteceu em Campos do Jordão, na Estação Emílio Ribas, na Vila Capivari. Entre os convidados estiveram o Secretário de Estado do Esporte, lazer e Turismo, Claury Alves da Silva, o vice-prefeito de Campos, Dynéas Fernandes de Aguiar, entre demais amigos, admiradores e interessados na história narrada pela obra.

Na ocasião, que também foi uma noite de autógrafos, o autor Pedro Paulo Filho e co-autor Edmundo Ferreira da Rocha, fizeram as dedicatórias dentro de um dos bondes da “Estradinha”, como é chamada a linha férrea que sobe a Serra da Mantiqueira.

Na ocasião, o vice-prefeito Dynéas F. Aguiar manifestou seu apreço pela obra e pelo autor. "É uma alegria a cada reencontro, tanto pela particular amizade que temos, tanto pela possibilidade de poder fazer algo de melhor para a cidade, como este importante registro. pela capacidade de Pedro Paulo Filho de escrever, indica que teremos muitos livros pela frente".

O Secretário de Estado também manifestou a importância do registro para a Estrada de Ferro. "É preciso termos registros como este, com detalhes, passagens, fotos e documentos desta história que já completa 93 anos. Desde sua construção, vida, dificuldades e utilização, até sua mudança para produto turístico e cultural". comenta.

O Secretário Claury também destacou os esforços dessa atual gestão estadual na recuperação e formatação da estrada para o desenvolvimento do turismo na região. "Nossas maiores preocupações para a reforma (da estrada) foram com a segurança, acessibilidade, conforto e arrecadação." afirmou.

Outro aspecto destacado pelo gestor do Turismo no Estado é a parceria com a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, "para dar a qualidade do serviço, já que possui maiores conhecimentos técnicos para apontar as melhorias funcionais na estrutura". expôs Claury.

Na foto, dentro de um bondinho da Estrada de Ferro Campos do Jordão, o lindo e conhecido vagão V-1, estacionado junto à plataforma da Estação Emílio Ribas, em Vila Capivari, o autor do livro Pedro Paulo Filho e o co-autor Edmundo Ferreira da Rocha, autografam livros para a amiga comum Sra. Veridianna Tavares Balzano Gonçalves.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -